A inserção do setor privado na educação básica municipal e seus efeitos nas políticas públicas educacionais
Fecha
2023-11-23Primeiro coorientador
Ferraz, Viviane Martins Vital
Primeiro membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Segundo membro da banca
Tormes, Diego Dartagnan da Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação de Mestrado Profissional insere-se na Linha de Políticas e Gestão
da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas
Públicas e Gestão Educacional (LP1) - PPPG, da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) que tem como temática as inserções das relações público-privadas
nas políticas públicas da educação básica e na implementação do sistema de
apostilamento vinculado à plataforma digital de ensino, entre os anos 2021 e 2023.
Tem como objetivo compreender como as relações entre o público e o privado têm
impactado os processos de ensino-aprendizagem de uma escola municipal
localizada no campo por estar situada na zona rural do município de São Pedro do
Sul/RS, considerando a implementação do apostilamento vinculado ao “Sistema de
Ensino Aprende Brasil”, no período pós-pandêmico. A abordagem metodológica é
qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada em uma escola situada na zona rural do
município de São Pedro do Sul/RS. Os instrumentos da pesquisa foram organizados
em duas etapas: o estudo do referencial teórico e documental (Lei Municipal nº
2531/2015, Ofício Municipal nº 103/2022/GP, Parecer nº 03/2021 do CME e o Extrato
do Contrato de Inexigibilidade); e as entrevistas narrativas (auto)biográficas
temáticas individualizadas com quatro professoras voluntárias que atuam entre anos
iniciais e finais do ensino fundamental, da rede municipal de ensino. Posteriormente,
foi desenvolvida a análise compreensiva-interpretativa (SOUZA, 2004; 2014;
BOLÍVAR, 2002). Pautou-se nos seguintes referenciais teóricos: Chrispino (2016;
2005); Santos (2020); Adrião e Peroni (2009); Adrião et al (2016); Abrahão (2003);
Peroni (2015; 2017); Saura, Gutiérrez e Vargas (2021); Freitas (2018); Freire (1996;
1987; 2001; 2007); Clandinin e Conelly (2011); Dourado e Bueno (2001); dentre
outros resultados da pesquisa. A construção de um produto final foi a elaboração de
um roteiro orientador a partir dos autores em estudos e das entrevistas narrativas
(auto)biográficas temáticas de quatro professoras voluntárias, que participaram da
implementação do “Sistema Aprende Brasil” e atuam na escola locus do estudo. O
roteiro orientador tende a colaborar com o processo ensino-aprendizagem
desenvolvido pela escola em estudo, a partir das especificidades de uma escola
localizada no campo, na zona rural de São Pedro do Sul/RS, além de contribuir com
a formação docente permanente dos participantes e dos docentes que tiverem
acesso ao roteiro orientador.
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