Show simple item record

dc.contributor.advisorPaixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.creatorGuarda, Tatiane Alvez
dc.date.accessioned2024-03-01T14:51:09Z
dc.date.available2024-03-01T14:51:09Z
dc.date.issued2024-01-11
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31599
dc.description.abstractThis research project is characterized by the production of an autobiographical narrative research which seeks to describe and analyze elements of my own childhood and training as a pedagogue in parallel with experiences lived during the training process in the classroom based on children's reports. , seeking to reflect on the intersubjective relationship that such elements played during my training as a pedagogue. To do this, I will transcribe memories about my childhood with the aim of thinking about them in relation to the stories and experiences I ived and how this process affected my initial training, based on the laws, norms and guidelines that guide the practice of early childhood education in Brazil. The aim of this work is to think about the different intersubjective nuances that exist between pedagogical practice and the human development of the children involved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectAutobiográficapor
dc.subjectInfância. Pedagogapor
dc.titleMemórias não são só memórias: relatos de vivências no processo de formação inicial em pedagogiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso Pedagogia Noturno - Licenciaturapor
dc.description.resumoO presente projeto de pesquisa se caracteriza pela produção de uma pesquisa narrativa autobiográfica pela qual se busca descrever e analisar elementos da minha própria infância e formação como pedagoga em paralelo a experiências vividas durante o processo de formação em sala de aula a partir de relatos das crianças, buscando refletir sobre a relação intersubjetiva que tais elementos desempenharam no decorrer de minha formação como pedagoga. Para isso, transcreverei memórias sobre minha infância com o objetivo de pensá-las em relação aos relatos e experiências vividas e como esse processo afetou minha formação inicial, tendo como base as leis, normas e diretrizes que norteiam a prática da educação infantil no Brasil. O intuito deste trabalho é pensar sobre as diferentes nuances intersubjetivas existentes entre a prática pedagógica e o desenvolvimento humano das infâncias envolvidaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.