Atmosfera do ambiente de cafeterias: estudos de caso em Santa Maria/ RS
View/ Open
Date
2023-12-20Primeiro membro da banca
Cavalcanti, Patrícia Biasi
Segundo membro da banca
Alberton, Josicler Orbem
Metadata
Show full item recordAbstract
A cafeteria é um espaço de arquitetura comercial de serviço e além disso costuma ser
considerada um local de pausa, refúgio na rotina e não apenas um ambiente de
alimentação. Logo a atmosfera desses espaços deve acompanhar essa forma de uso.
Este trabalho tem como objetivo estabelecer diretrizes projetuais para arquitetura
comercial gastronômica aplicáveis para cafeterias que auxiliem em projetos desses
espaços. Primeiramente foram estabelecidos parâmetros para escolha das cafeterias
de estudo, localizadas em Santa Maria/RS. Os procedimentos da pesquisa
desenvolvidos incluem aplicação de um questionário online para auxiliar no
entendimento do que os usuários esperam e pensam sobre uma cafeteria. Foram
realizadas visitas exploratórias, nas cafeterias estudadas, a fim de compreender suas
características e público-alvo. Avaliações por meio de fichas de inventário físicoambiental, entrevistas semiestruturadas com os proprietários, responsáveis técnicos
e clientes das cafeterias de estudo e também observações sistemáticas. Os
resultados do questionário online, serviram para entender como as pessoas veem e
utilizam uma cafeteria, quais suas preferências, como escolhem a cafeteria, quais as
características ambientais preferidas e que contribuem para a permanência das
pessoas. As visitas exploratórias possibilitaram visualizar a importância de ter um
público-alvo e assim os atrair para a cafeteria, seja por meio do cardápio oferecido,
das tecnologias ou do espaço construído.Também foi possível visualizar a diversidade
do modelo de negócio de cafeterias, que podem variar de pequenos até grandes
ambientes. As entrevistas semiestruturadas com os proprietários possibilitam
entender as particularidades e a história de cada cafeteria. Entrevistas com os
arquitetos proporcionaram o entendimento das decisões projetuais tomadas, a
justificativa da escolha dos materiais e mobiliário. Já as entrevistas com os clientes
possibilitaram compreender os motivos pelos quais os clientes frequentam
determinada cafeteria, o que mais gostam e menos gostam no ambiente. As
observações sistemáticas, confirmaram algumas respostas do questionário online e
das entrevistas com os clientes, auxiliando no entendimento do comportamento dos
usuários. Tendo como base os resultados encontrados, foram estabelecidas diretrizes
projetuais para o ambiente de cafeterias, que auxiliem profissionais, arquitetos ou
designers, a projetar esses espaços.
Collections
The following license files are associated with this item: