O trabalho pedagógico para e com as infâncias em situação de vulnerabilidade social: projetos colaborativos em construção
Fecha
2023-11-17Primeiro membro da banca
Ilha, Franciele Roos da Silva
Segundo membro da banca
Bolzan, Doris Pires Vargas
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa LP2
Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, tem como temática Gestão do trabalho
pedagógico para e com as infâncias por meio de projetos colaborativos numa escola
que atende comunidade em vulnerabilidade social. Como objetivo definiu-se construir
coletivamente possibilidades de gestão colaborativa do trabalho pedagógico para e
com as infâncias a partir de reflexões acerca dos projetos desenvolvidos numa
instituição que atende comunidade em situação de vulnerabilidade social. Como
objetivos específicos priorizou-se: reconhecer os projetos desenvolvidos no trabalho
pedagógico para e com as infâncias durante o ensino remoto (2020 e 2021); identificar
as aprendizagens mobilizadas pelas professoras no desenvolvimento dos projetos no
decorrer do ensino remoto (2020 e 2021); compreender a relação entre os projetos
desenvolvidos no período pandêmico e a gestão colaborativa do trabalho pedagógico
para e com as infâncias; construir colaborativamente um capítulo do Projeto Político
Pedagógico da escola sobre o trabalho pedagógico a partir dos projetos para e com
as infâncias. A pesquisa é de caráter qualitativa narrativa de cunho sociocultural
(BOLZAN, 2001) desenvolvida a partir de encontros dialógicos pautados na
abordagem da escuta, contextualização, experienciação e reelaboração
(POWACZUK et al., 2021). O lócus da pesquisa foi uma escola que atende
comunidade em situação de vulnerabilidade social, contando com a participação de
docentes atuantes na Educação Infantil e Anos Iniciais, bem como a equipe gestora.
O estudo permitiu identificar a gestão do trabalho pedagógico para/com a infância a
partir de três dimensões categoriais: os projetos colaborativos em construção;
aprendizagens docentes; perspectivas em reconstrução dos projetos colaborativos.
Os projetos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto tiveram
empoderamento num período desafiador para a humanidade, que foi a pandemia da
Covid-19 e o ensino remoto, e junto trouxe possibilidades de uma reconfiguração do
trabalho pedagógico, por meio dos projetos colaborativos, permeados por reflexões
críticas e construções coletivas de propostas e ações significativas para uma
comunidade que também sofria com o afastamento físico, com a precariedade de
recursos digitais e a falta de condições mínimas para sobrevivência. O produto
educacional apresentado é um capítulo para o Projeto Político Pedagógico da escola,
elaborado juntamente com o grupo de professoras que têm articulado, pensado e
desenvolvido os projetos colaborativos na instituição.
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