Para um currículo inclusivo: plataforma colaborativa integrada às redes de apoio à gestão educacional/escolar no município de Santa Maria/RS
Fecha
2023-11-21Primeiro membro da banca
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Segundo membro da banca
Scremin, Greice
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A presente investigação faz parte do Curso de Mestrado Profissional em Políticas
Públicas e Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas
e Gestão educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na linha
de pesquisa LP1 Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior. Está ligada ao
projeto Guarda Chuva - Pesquisa implicada e aplicada em Políticas Públicas e Gestão
Educacional, buscando, através da pesquisa, compreender como as redes de apoio
do município de Santa Maria/RS podem contribuir com a gestão educacional/escolar
na garantia de um currículo inclusivo de direito à aprendizagem. O objetivo geral do
estudo visou o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa, integrada às redes
de apoio à gestão educacional/escolar no município de Santa Maria/RS, como
dispositivo para um currículo inclusivo, voltado aos direitos de aprendizagem de todos
os alunos, independentemente do tipo de deficiência, diferença linguística, cultural e
social. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se compreender como as escolas
municipais de Santa Maria/RS se organizaram para atender a nova reconfiguração
curricular, implementada pela BNCC; verificar o impacto das ações desenvolvidas
pelas redes de apoio municipal, frente a casos como vulnerabilidade social, violência,
negligência familiar, transtornos, dentre outros fatores que prejudicam o
desenvolvimento pleno dos estudantes; caracterizar a atuação e intersetorialidade das
redes de apoio junto a gestão educacional e escolar na rede municipal e propor aos
gestores educacionais o uso da plataforma integrada às redes de apoio escolar,
visando que o atendimento aos estudantes encaminhados a estes órgãos seja
acompanhado pela escola. Está fundamentado numa pesquisa-ação de abordagem
qualitativa, usando como técnica de tratamento dos dados a análise de conteúdo com
fundamento em Bardin (2011). O referencial teórico está organizado com base em
autores renomados na área do currículo, como Arroyo (2011), Goodson (1998), Silva
(2005). O produto tecnológico desenvolvido tem por finalidade auxiliar os gestores
escolares no rastreamento dos casos que são encaminhados para as redes de apoio
municipal, otimizando os processos intersetoriais, de forma que os estudantes da
Rede Municipal de Ensino que apresentam dificuldades possam ser atendidos e
tenham solucionados os obstáculos que limitam a sua participação no processo
educativo. Os resultados apontados pela investigação evidenciam que a
implementação de novos documentos orientadores curriculares, por si só, não
garantem um currículo inclusivo de direito à aprendizagem. Se faz necessário a
criação de uma rede intersetorial ativa entre a gestão educacional, redes de apoio à
escola e gestão escolar, uma vez que a educação é indissociável aos demais direitos
sociais.
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