A reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) e os desafios da gestão curricular na garantia da formação integral: por uma proposta multidisciplinar para além da pedagogia tecnicista
View/ Open
Date
2023-11-19Primeiro membro da banca
Marchand, Patrícia Souza
Segundo membro da banca
Much, Liane Nair
Metadata
Show full item recordAbstract
A partir desta pesquisa, buscamos analisar a implementação do Novo Ensino Médio na
Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, no município de São Pedro do Sul/RS, e
seu impacto na garantia de uma formação integral para os jovens que a frequentam. Para
isso caminhamos na observação, construção e coleta de informações durante todas as
ações de implementação do Ensino Médio Gaúcho, seguindo os objetivos determinados
para a pesquisa, que são: i) estudar os documentos legais que instituem e orientam a
implementação do Novo Ensino Médio, tanto no cenário nacional quanto estadual; ii)
mapear características dos estudantes (perfil, expectativas, motivações e propósitos) bem
como a importância da Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari na formação
integral dos jovens que a frequentam; iii) identificar possibilidades e condicionantes no
processo de implementação do Novo Ensino Médio, tanto do ponto de vista dos professores
como dos estudantes; e por fim,iv) elaborar, a partir das informações coletadas durante a
pesquisa, uma minuta com elementos a serem considerados no processo de implementação
do novo ensino médio, visando à formação integral e humana. Assim,acompanhamos junto
aos estudantes e professores todas as etapas do processo de implementação do Novo
Ensino Médio na E.E.E.B. Tito Ferrari, identificando desafios e dificuldades. A análise dos
resultados aponta para uma conclusão preocupante: a Reforma do Ensino Médio, aplicada
de maneira autoritária, falha em promover uma educação que seja verdadeiramente integral
e humanizadora. Ao transformar temas em disciplinas alternativas e optativas, a reforma
reduz a carga horária de componentes essenciais da formação geral básica, ampliando o
fosso entre a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas e privadas. Para que a
gestão curricular alcance o objetivo de uma formação integral, é imprescindível que a
realidade e a autonomia da comunidade escolar sejam consideradas no desenvolvimento do
currículo. Embora o currículo atual contenha elementos que poderiam ser aproveitados para
fomentar uma formação integral e humana, eles não compensam as perdas decorrentes de
escolhas formativas precoces e imaturas no decorrer do Ensino Médio.Uma mudança
significativa no Ensino Médio não pode ser alcançada por meio da imposição de um
currículo que serve a interesses capitalistas, em vez de buscar a formação integral dos
estudantes. É necessário um redirecionamento que priorize as necessidades educacionais
dos alunos, respeitando suas individualidades e o contexto social em que estão inseridos,
sem desconsiderar as necessidades formativas para o ensino médio.
Collections
The following license files are associated with this item: