dc.creator | Martinez, Lucas da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T20:48:25Z | |
dc.date.available | 2024-03-14T20:48:25Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | MARTINEZ, Lucas da Silva. O/A professor/a pesquisador/a e as crianças: escuta, olhares e escrita. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2023. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-64049-56-7 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31712 | |
dc.description | Material Didático da CTE - Curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência - UAB/UFSM. | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Pesquisa | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.title | O/A professor/a pesquisador/a e as crianças: escuta, olhares e escrita | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Este material didático é fruto da disciplina "O/A professor/a pesquisador/a e a crianças: escuta, olhares e escrita" do curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência. Ele se aprofunda nos aspectos teóricos, metodológicos e éticos envolvidos na pesquisa com crianças e prática pedagógica na Educação Infantil, ancorando-se na pedagogia e sociologia da infância. A obra promove uma reflexão crítica sobre as infâncias e crianças, reconhecendo-as como atores sociais e buscando alinhar a prática educacional às suas necessidades individuais e coletivas. Destaca-se a importância da proximidade com as famílias, do brincar e da organização adequada dos espaços educativos. Além disso, ressalta-se a relevância da escuta ativa, observação cuidadosa e registro sensível na pesquisa com crianças, visando compreender suas percepções e visões de mundo. Ao final, o material enfatiza a necessidade de aplicar esses conceitos na prática profissional, promovendo uma abordagem mais humanizada na educação da infância. Incentiva, também, a constante busca por aprimoramento nesse campo dinâmico, utilizando a história dos conceitos de criança e infância como fonte de enriquecimento teórico e prático. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |