Mostrar registro simples

dc.creatorMartinez, Lucas da Silva
dc.date.accessioned2024-03-14T20:48:25Z
dc.date.available2024-03-14T20:48:25Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationMARTINEZ, Lucas da Silva. O/A professor/a pesquisador/a e as crianças: escuta, olhares e escrita. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2023.por
dc.identifier.isbn978-85-64049-56-7por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31712
dc.descriptionMaterial Didático da CTE - Curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência - UAB/UFSM.por
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectInfânciapor
dc.titleO/A professor/a pesquisador/a e as crianças: escuta, olhares e escritapor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEste material didático é fruto da disciplina "O/A professor/a pesquisador/a e a crianças: escuta, olhares e escrita" do curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência. Ele se aprofunda nos aspectos teóricos, metodológicos e éticos envolvidos na pesquisa com crianças e prática pedagógica na Educação Infantil, ancorando-se na pedagogia e sociologia da infância. A obra promove uma reflexão crítica sobre as infâncias e crianças, reconhecendo-as como atores sociais e buscando alinhar a prática educacional às suas necessidades individuais e coletivas. Destaca-se a importância da proximidade com as famílias, do brincar e da organização adequada dos espaços educativos. Além disso, ressalta-se a relevância da escuta ativa, observação cuidadosa e registro sensível na pesquisa com crianças, visando compreender suas percepções e visões de mundo. Ao final, o material enfatiza a necessidade de aplicar esses conceitos na prática profissional, promovendo uma abordagem mais humanizada na educação da infância. Incentiva, também, a constante busca por aprimoramento nesse campo dinâmico, utilizando a história dos conceitos de criança e infância como fonte de enriquecimento teórico e prático.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto