O/A professor/a pesquisador/a e as crianças: escuta, olhares e escrita
Resumo
Este material didático é fruto da disciplina "O/A professor/a pesquisador/a e a crianças: escuta, olhares e escrita" do curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência. Ele se aprofunda nos aspectos teóricos, metodológicos e éticos envolvidos na pesquisa com crianças e prática pedagógica na Educação Infantil, ancorando-se na pedagogia e sociologia da infância. A obra promove uma reflexão crítica sobre as infâncias e crianças, reconhecendo-as como atores sociais e buscando alinhar a prática educacional às suas necessidades individuais e coletivas. Destaca-se a importância da proximidade com as famílias, do brincar e da organização adequada dos espaços educativos. Além disso, ressalta-se a relevância da escuta ativa, observação cuidadosa e registro sensível na pesquisa com crianças, visando compreender suas percepções e visões de mundo. Ao final, o material enfatiza a necessidade de aplicar esses conceitos na prática profissional, promovendo uma abordagem mais humanizada na educação da infância. Incentiva, também, a constante busca por aprimoramento nesse campo dinâmico, utilizando a história dos conceitos de criança e infância como fonte de enriquecimento teórico e prático.
Coleções
- Ebooks (Livros) [325]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: