Comunicação estratégica em ambiências de inovação: estudo do ecossistema de Florianópolis
Ver/
Fecha
2023-11-23Primeiro membro da banca
Conrad, Kalliandra
Segundo membro da banca
Silva, Marcela Guimarães e
Terceiro membro da banca
Cavalho, Luciana Menezes
Quarto membro da banca
Pichler, Patrícia Franck
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O propósito desta pesquisa é compreender a comunicação no contexto de ecossistemas
de inovação, entendendo a relevância do caráter relacional e dialógico do processo
comunicativo. Com este estudo, buscamos refletir e analisar a seguinte problemática: de
que forma a comunicação se configura no ecossistema de inovação de Florianópolis? Para
isso, consideramos como estratégia metodológica um conjunto articulado de
procedimentos científicos. Partimos da articulação teórica dos conceitos de comunicação,
cultura e ecossistemas de inovação. Através do percurso teórico-metodológico,
compreendemos os limites e potencialidades da comunicação estratégica, conforme
propõe Jorge Duarte (2020). Os métodos que utilizamos nesta pesquisa consistem em
pesquisa bibliográfica e de campo, com o objetivo de coletar dados primários por meio
de entrevistas de caráter qualitativo. Além dessa etapa, também analisamos os portais
digitais da ACATE e FIESC, conforme propõe Serge Proulx (2012) com a Análise
Sociológica de Mídia Digitais. A partir disso, foi possível aferir que as plataformas
midiáticas possuem estruturas com limitações e que suprimem o potencial interacional
que poderiam facilitar os fluxos comunicacionais entre os atores. Finalizamos acreditando
que a comunicação desenvolvida no ambiente inovativo de Florianópolis promove
afetações constitutivas dos processos relacionais e fomentam o desenvolvimento de ações
que viabilizam os fluxos interacionais, possibilitando que a inovação aconteça. Ainda
assim, constatamos que a comunicação não é desenvolvida de forma estratégica no
ecossistema, propiciando, desse modo, possibilidades para que novos aprendizados de
construção de processos conceituais e práticos transformem-se em estratégias que tornem
a comunicação no ecossistema de Florianópolis, de fato, estratégica.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: