Matemática e afetividade: relações e enunciações de acadêmicos e egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagodia da UFSM
View/ Open
Date
2023-12-05Primeiro coorientador
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Primeiro membro da banca
Côco, Dilza
Segundo membro da banca
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Metadata
Show full item recordAbstract
A afetividade, ao estar imbricada no processo de ensino e aprendizagem, pode vir a melhorar o aprender e o gostar de Matemática. Considerando-se que, em qualquer nível de ensino, se trabalha com seres humanos em constante desenvolvimento, em que as emoções e os afetos estão presentes em sala de aula, entende-se essencial trabalhar com um viés afetivo. Afetividade no sentido de abertura ao diálogo, às trocas de ideias e experiências e o respeito de todos os sujeitos inseridos no âmbito de sala de aula. O presente estudo tem como problemática de pesquisa a pergunta “Como/ou se a temática afetividade está colocada na formação inicial acadêmica de professores (ou futuros professores) que ensinam Matemática na Educação Básica; e quais os entendimentos de acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria a respeito das relações afetivas construídas em sala de aula, seja em ambiente de ensino presencial ou virtual?”. Para responder a essa pergunta, tem-se como objetivo investigar como o tema afetividade está presente na formação inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Básica, e as observações de acadêmicos e egressos dos cursos supracitados. Como referencial teórico, este estudo embasou-se nos princípios de Lev Vygostky, pioneiro nos estudos de desenvolvimento humano com perspectiva na afetividade, assim como os de Leite e Tassoni, estudiosos mais contemporâneos que destacam a perspectiva afetiva na Educação. Por meio da abordagem qualitativa, a metodologia seguiu a análise dos Projetos Curriculares dos Cursos da UFSM, a realização de entrevistas com os acadêmicos e egressos deles, que se voluntariaram e, por fim, foram discutidas as opiniões desses sujeitos a respeito das temáticas envolvidas. Concluiu-se que o tema Afetividade é muito pouco abordado em pesquisas, assim como raramente mencionado nos documentos norteadores dos cursos. Os sujeitos entrevistados, em suas falas, não recordaram ter visto o tema trabalhado em sala de aula. Entretanto, todos destacaram que as boas relações aí construídas podem facilitar a aprendizagem de Matemática.
Collections
The following license files are associated with this item: