Prática de análise linguística: um olhar sobre as atividades da coleção português: conexão e uso
View/ Open
Date
2024-02-19Primeiro membro da banca
Sigiliano, Natália Sathler
Segundo membro da banca
Soares, Simone Mendonça
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa tem por objetivo investigar as atividades de Análise Linguística (AL) propostas no Livro Didático (LD) Português: conexão e uso do 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de verificar em que medida contribuem para a prática de Produção de Textos em uma perspectiva de gêneros textuais/discursivos. Para tanto, delimitamos os seguintes objetivos específicos: i) descrever as habilidades de AL/Semiótica e de Produção de Textos com base nas categorias léxico-gramaticais do sistema de transitividade, da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF); ii) analisar as atividades didáticas de AL e de Produção de Textos em termos de natureza, níveis de complexidade, objetos de conhecimento e estratos da linguagem; iii) verificar se os processos, objetos de conhecimento e contextos de aprendizagem propostos nas habilidades são efetivamente contemplados nas atividades e iv) discutir em que medida as atividades de AL propostas no livro didático promovem uma articulação efetiva entre a AL e a Produção Textual. A pesquisa desenvolvida a partir da abordagem qualitativa de cunho interpretativista (ALAMI; DESJEUX; GARABUAU-MOUSSAOUI, 2010) possui como corpora as habilidades de AL/Semiótica e Produção de Textos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as atividades dessas duas práticas de linguagem presentes nas unidades 1 e 2, seções Leitura 1 e subseções Exploração do Texto, Recursos Expressivos, Cultura Digital, A língua não é sempre a mesma e Produção escrita do LD. O aporte teórico-metodológico consiste na retomada do cenário educacional da década de 80 (ANGELO, 1990; NEVES, 1990, 1993; TRAVAGLIA, 1996; HILA, 1998, SOARES 2002), na consolidação do termo Prática de Análise Linguística (PAL) (GERALDI, 1984), nas orientações fornecidas pelos documentos norteadores de ensino (BRASIL, 1998, 2018) e olhares de outros pesquisadores sobre como a PAL vem sendo recontextualizada nos livros didáticos. Além disso, discutimos os conceitos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1985; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), especialmente os estratos da linguagem e o sistema de transitividade que são nossas ferramentas de análise. Os resultados da análise revelam que as habilidades são compostas principalmente por processos mentais cognitivos, seguidos de processos materiais criativos que fazem menção aos conteúdos que devem ser trabalhados e a predominância de circunstâncias de lugar, modo e finalidade que apresentam os contextos e as especificações das aprendizagens. Esses processos, objetos de conhecimento e contextos de aprendizagem são parcialmente contemplados pelas atividades de AL e Produção de Textos das unidades. Dentre elas, a unidade 2 é a que apresenta uma proposta mais próxima de um trabalho com a carta de reclamação em uma perspectiva de gêneros textuais/discursivos porque as atividades de AL promovem uma articulação com as atividades de Produção de Textos no que diz respeito aos processos cognitivos e níveis de complexidade e objetos de conhecimento. Na unidade 1, ao ser focalizada a narrativa de ficção, a articulação entre as atividades ocorre apenas em relação aos processos cognitivos e níveis de complexidade. Dessa forma, a identificação de lacunas no que envolve os objetos de conhecimento (unidade 1) e estratos da linguagem (unidades 1 e 2) sinalizam uma perspectiva textual/discursiva em construção na coleção investigada.
Collections
The following license files are associated with this item: