Adolescência e vulnerabilidade em tempos de pandemia: uma escuta psicanalítica
View/ Open
Date
2023-07-03Primeiro coorientador
Costa, André Oliveira
Primeiro membro da banca
Arpini, Dorian Mônica
Segundo membro da banca
Cruz, Walter Firmo de Oliveira
Metadata
Show full item recordAbstract
A adolescência é um período marcado por transformações e se constitui como uma operação psíquica estruturante, uma travessia que depende de determinadas condições, tanto internas quanto externas. Durante essa travessia, o adolescente ingressa em uma busca para encontrar outras significações de si, com suporte dos elementos oferecidos pela cultura e pelo seu meio social, que irão auxiliá-lo na construção de um novo lugar psíquico, de uma nova identidade e de uma re-inscrição no laço social. Com isso, destaca-se a presença de uma junção irredutível entre o laço social e essa operação psíquica, a partir do que se interroga sobre como os laços em territórios vulneráveis se deram em meio a pandemia da covid-19, e como esses ressoaram na subjetividade dos adolescentes. Sendo assim, esse trabalho buscou analisar, a partir da escuta e do referencial psicanalítico, como se deu a travessia do adolescer em meio à vulnerabilidades durante a pandemia da covid-19, entendendo que esse período acentuou ainda mais as desigualdades que adolescentes em situações sociais críticas já vivenciavam. Para tanto, fomos inspiradas pela metodologia da escuta territorial, que busca compreender como cenários de desamparo e exclusão social incidem na constituição do sujeito, e realizamos escutas nas ruas de um bairro em situação de vulnerabilidade social na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Foram entrevistados adolescentes de 12 a 18 anos, familiares, moradores do local e sujeitos que trabalhavam em instituições que possuíam contato com os jovens. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista semiestruturada e um diário de experiência, ferramenta de registro e investigação na qual o pesquisador aponta as suas impressões da escuta e transferência, como meio de apreender os aspectos conscientes e inconscientes que emergem durante a pesquisa. Os resultados indicaram que os sujeitos foram expostos a dimensão traumática, ao desamparo e ao silenciamento durante a pandemia, o que impactou os processos do adolescer nesses contextos. Considerando, então, que pesquisa e intervenção em psicanálise são indissociáveis, durante o percurso foi desenvolvido um dispositivo, um operador clínico que permitiu atuar no contexto social, que se constituiu em uma quadra de esportes, onde o futebol teve uma importante função. Naquele espaço simbólico que mobilizou o discurso dos adolescentes, emergiram conflitos e desejos, o dispositivo se configurou como um lugar de socialização, reconhecimento e proteção. Dessa forma, o dispositivo demonstrou ser um potente espaço de elaboração para as angústias dos jovens, oriundas das violências e vulnerabilidades do território, e também do próprio adolescer. Por fim, sustentamos a importância do investimento nos espaços em que circulam os adolescentes, através da escuta, acolhimento e identificação de potencialidades, tanto dos próprios adolescentes como dos territórios em que vivem, oferecendo intervenções ético-políticas em face do mal-estar presente em situações sociais críticas.
Collections
The following license files are associated with this item: