Mídias sociais digitais na administração pública municipal: uma análise do monitoramento na administração pública municipal
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Data
2023-12-15Primeiro membro da banca
Klein, Leander Luiz
Segundo membro da banca
Ghisleni, Taís Steffenello
Metadata
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As tecnologias revolucionaram a sociedade e seu modo de vida, os exemplos da influência da tecnologia na rotina diária da sociedade são inúmeros. Atualmente, as Mídias Sociais Digitais são as plataformas preferidas de comunicação, pela facilidade de acesso e de manifestação sobre qualquer temática. Nas organizações públicas, o seu uso visa a difusão de informações e, também, a participação social em relação às ações públicas. O objetivo desta pesquisa é investigar o uso de mídias sociais digitais pela Administração Pública no município de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul. O estudo desse caso tem propósito descritivo e utiliza a análise de conteúdo para caracterizar o monitoramento das Mídias Sociais Digitais utilizadas (Facebook e Instagram) mediante entrevista semi-estruturada com os responsáveis pelos setores de comunicação, bem como a observação da rotina do setor e a análise de publicações nas Mídias Sociais Digitais. A interpretação do material coletado nas entrevistas foi realizada por meio de análise lexicográfica com o suporte do software IRaMuTeQ. A partir de um ciclo de monitoramento teórico, analisamos os processos de publicação, acompanhamento e moderação das Mídias Sociais Digitais no âmbito da Prefeitura de Santa Maria. Constatamos que está implantado um processo formalizado de gestão, porém não há um monitoramento formal. Além disso, foi possível sistematizar uma estrutura para auxiliar o processo de disponibilização e monitoramento de conteúdos em Mídias Sociais Digitais na gestão municipal, que foi compilado na forma de um guia. Nesse sentido, constatamos que o acompanhamento eficiente das mídias sociais, de forma eficiente, contribui para o crescimento das redes sociais em nível municipal, mas os efeitos poderiam ser ampliados com o monitoramento das mídias sociais efetivado institucionalmente. O que permitiria aprofundar a reflexão sobre toda uma gestão municipal, a partir de dados coletados de Redes Sociais, assim como mediar as relações institucionais de forma direcionado ao público-alvo das ações desenvolvidas.
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