Tecnologia educativa para estudantes de enfermagem acerca da consulta de pré-natal de risco habitual
Fecha
2024-02-21Primeiro coorientador
Cogo, Silvana Bastos
Primeiro membro da banca
Langendorf, Tassiane Ferreira
Segundo membro da banca
Zanotelli, Silvana dos Santos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Introdução: O pré-natal é caracterizado por um conjunto de consultas rotineiras, que têm como objetivo central promover o desenvolvimento de uma gestação saudável e um nascimento seguro para o bebê. Ao que se refere aos cuidados materno-infantis, no acompanhamento pré-natal, em suas orientações e intervenções, principalmente, na Atenção Primária a Saúde (APS), o profissional enfermeiro possui papel primordial, logo, requer um preparo técnico-científico para prestar assistência. Objetivo: Construir uma tecnologia educativa para estudantes de ensino superior em enfermagem acerca da condução da consulta de pré-natal de risco habitual na atenção primária a saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico para a construção de um guia educativo, que será guiado pelas etapas do Modelo ADDIE, de Design Instrucional, neste estudo foi desenvolvido somente as etapas A, D e D. A primeira etapa foi a análise de contexto, na qual foram realizados estudos de revisão de literatura, leituras em documentos e pesquisa de campo qualitativa, a fim de determinar as lacunas de conhecimento sobre a temática e as necessidades do público-alvo (estudantes de enfermagem). Na sequência, foram realizadas as etapas de Design e Desenvolvimento, onde ocorreu a produção do guia educativo, com estruturação das imagens, cores e personagens. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, sob parecer número 5.835.507 e CAAE 65543622.2.0000.5346. Resultados: Os conteúdos explorados nas revisões bibliográficas revelaram a necessidade de construir TE que consolidem e qualifiquem a consulta de PN durante a graduação de enfermagem. Os conteúdos oriundos da WHO e MS, evidenciam práticas recomendas e não recomendadas para um PN de qualidade, consequentemente, para um parto e nascimento seguros. A pesquisa de campo, fragilidades presentes relacionadas ao início da consulta de PN e abordagens pertinentes nas consultas subsequentes. Também, identificou os conteúdos que sentem necessidade para desenvolver a consulta de PN com maior autonomia e segurança. A construção do guia, contou com o apoio do CTE, a qual foi essencial para o melhor planejamento das informações, ilustrações e cores para o guia. Considerações finais: Vislumbra-se que as TE são ferramentas facilitadoras, inovadoras e acessíveis, altamente capazes de intervir na construção de conhecimento teórico-prático de estudantes de enfermagem, estimular o rompimento do modelo tradicional de ensino e avançar para um modelo inovador e criativo.
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