Modos de ser migrante: precarização do trabalho e precarização do sujeito em uma racionalidade neoliberal
View/ Open
Date
2024-03-15Primeiro membro da banca
Stübe, Angela Derlise
Segundo membro da banca
Scherer, Amanda Eloina
Metadata
Show full item recordAbstract
A chamada crise migratória atual, por vezes, está relacionada com questões jurídicas, econômicas e políticas que impactam negativamente o país que recebe os migrantes. Da mesma forma, quando a questão social e humanitária entra em pauta, ela parece estar sempre relacionada ao âmbito institucional e não, de fato, ao olhar para os sujeitos. A partir dessa “crise”, nesta dissertação, refletimos sobre a problemática do acolhimento aos migrantes a partir de dois aspectos, sugeridos pelo discurso institucional como possíveis condicionantes da hospitalidade: trabalhar e falar português. Como objetivos específicos, buscamos a) Compreender como se dá a instituição de sentidos sobre as migrações, bem como a gestão dos sujeitos migrantes, pelo discurso institucional; b) Problematizar como os migrantes são inseridos na racionalidade neoliberal brasileira através do trabalho; e c) Identificar como se constituem os sujeitos migrantes nessas condições, buscando encontrar possíveis marcas de resistência à ordem de discursos dominantes. Tomamos como pressupostos teórico-filosóficos os estudos discursivo-desconstrutivos (CORACINI, 2007, 2019; DA ROSA, RONDELLI, PEIXOTO, 2015), que tem como base a articulação das pesquisas de Foucault, Derrida e Lacan. Com Foucault (2004, 2008, 2009 2010), aprofundamos as noções de modos de subjetivação, relações de poder e resistência, bem como o funcionamento dos modos de governamentalidade. Com Derrida (2000, 2001, 2003), compreendemos a noção de estrangeiro, de hos(ti)pitalidade e nos amparamos em sua crítica ao monolinguismo. Com Lacan (1998), por meio da leitura de Coracini (2007, 2019), Fink (1998) e Elia (2004), valemo-nos da noção de sujeito do inconsciente e de língua/linguagem, proposta pela psicanálise freudo-lacaniana. Amparados nessa visada teórica, analisamos seis recortes do site Refugiados Empreendedores, criado por iniciativa governamental durante a pandemia da COVID-19 para divulgar empresas lideradas por refugiados, onde conseguimos apreender marcas da institucionalização de sentidos sobre as migrações e sobre o trabalho. Contudo, deparamo-nos, no site, com inúmeros condicionantes para que os migrantes que queiram divulgar seus empreendimentos possam fazê-lo. As narrativas dos sujeitos são apagadas e impõe-se que eles precisem vender uma história de superação, a história do “empreendedor”. Sendo assim, analisamos também histórias de vida (CORACINI, 2007; ANDRADE, 2021; DA ROSA, 2013), pois entendemos que, por meio da narrativa de si, conseguimos propor outras interpretações sobre o que está dado como evidente, sendo possível refletir, também, sobre a questão da subjetividade. Para isso, realizamos uma entrevista em grupo com seis migrantes, o que nos permitiu identificar, através de sete recortes analisados, que os sujeitos migrantes se constituem na/pela língua (sempre do outro), em um lugar determinado pela institucionalização de sentidos sobre as migrações, que faz com que eles estejam presos na cadeia produtiva do neoliberalismo e presos na cadeia de significantes em que se dizem/são ditos. Ao chegarem ao Brasil, percebemos que lhes é imposto o (ilusório) aprendizado de uma língua burocratizada que funciona como parte dos dispositivos de governamentalidade, agenciando a constituição de um sujeito precarizado. Porém, sendo a língua o lugar da incompletude, da falha, algo escapa no processo de constituição desses sujeitos e resiste à ordem de discursos dominantes, o que permite diferentes possibilidades de ser/estar.
Collections
The following license files are associated with this item: