Análise da rigidez de misturas recicladas a frio estabilizadas com emulsão e incorporação de cimento ou cal
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Date
2023-12-11Primeiro coorientador
Brondani, Chaveli
Primeiro membro da banca
Specht, Luciano Pivoto
Segundo membro da banca
Santos, Adriana Goulart dos
Terceiro membro da banca
Back, Ana Helena
Metadata
Show full item recordAbstract
O crescimento econômico e demográfico está estritamente ligado a infraestrutura
rodoviária, em razão dos transportes comerciais e de lazer, em sua maioria,
utilizarem vias rodoviárias. Em função disso, os pavimentos rodoviários necessitam
de manutenção e desenvolvimento estrutural. Outro fator, em paralelo, é o descarte
de materiais industriais e a escassez de recursos naturais que possivelmente podem
ser problemas parcialmente resolvidos ao utilizar a reciclagem para o
desenvolvimento de novos pavimentos. Posto isso, o uso do material fresado,
proveniente da recuperação e manutenção de pavimentos deteriorados, vem
ganhando notoriedade, por contribuir economicamente e sustentavelmente no
desenvolvimento de métodos para sua aplicação na pavimentação, destacando-se
na aplicação em camadas de base e sub-base. Entretanto, sua utilização apresenta
limitações, as quais necessitam de aplicação de técnicas que aperfeiçoem as
condições desse insumo, tais como, a estabilização, que se torna uma opção
funcional, econômica e sustentável. O presente estudo tem por objetivo analisar o
comportamento resiliente de misturas recicladas a frio, com material fresado
estabilizado com emulsão, acrescido de cimento Portland ou cal hidratada, ao aplicar
modelos comparativos de rigidez visando o emprego em camadas de base e sub
base de pavimentos. Para que isso ocorra, foram confeccionadas três misturas
recicladas a frio estabilizadas com 3% de emulsão asfáltica de ruptura lenta (RL –
1C), sendo a primeira apenas com emulsão (ME3), a segunda com emulsão e 1% de
cimento Portland (ME3 Cim1) e a terceira com emulsão e 1% de cal hidratada (ME3
Cal1). Os corpos de prova foram moldados no Proctor seguindo o procedimento
Rede 04 da Petrobrás (2010). As amostras sofreram um processo de cura de 48
horas a 60°C conforme a AASHTO, (2023). O ensaio de Módulo de Resiliência
Triaxial (MR) seguiu as especificações da norma DNIT 134/2018-ME, sendo assim,
as amostras foram submetidas a 18 pares de tensões confiantes, as quais simulando
em laboratório as tensões aplicadas ao pavimento pelo solo e cargas de tráfego. De
modo a analisar o comportamento resiliente foram aplicados modelos de regressão e
realizadas comparações com demais materiais granulares de referência. Ainda,
analisou-se as misturas aplicando o software MeDiNa, com o intuito de comparar e
verificar a influência dos teores dos materiais no dimensionamento das camadas.
Por fim, concluiu-se que a estabilização com emulsão e as adições de cimento
Portland e cal supriram as solicitações das camadas de base e diminuíram as
espessuras da camada de revestimento, contribuindo na ampliação dos estudos em
relação a utilização de materiais alternativos para a pavimentação. Destaca-se que a
adição de cal hidratada forneceu ganhos a rigidez e aperfeiçoou as propriedades
das misturas recicladas a frio estabilizadas com emulsão asfáltica.
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