Análise crítica de livros didáticos de língua inglesa do ensino médio: que representações de letramentos emergem desses textos?
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Date
2024-03-28Primeiro membro da banca
Marcuzzo, Patrícia
Segundo membro da banca
Trivisiol, Vanessa Severo
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Mesmo diante das mudanças educacionais vivenciadas na atualidade, o livro
didático continua sendo uma ferramenta importante no contexto escolar, uma vez
que os mais recentemente editados prometem contribuir para o desenvolvimento de
propostas de ensino da linguagem como prática social, por meio de habilidades e
competências, como recomendado pela BNCC (Base Nacional Comum
Curricular,2018). Por isso, este estudo tem como objetivo investigar as
representações de letramentos que subsidiam as atividades que constituem três LDs
aprovados pelo PNLD/2021 de Língua Inglesa para o Ensino Médio. Para tanto,
utilizamos como embasamento teórico a Pedagogia dos Letramentos, a partir do
Grupo Nova Londres (GNL, 1996), dos pressupostos de Kalantzis; Cope; Pinheiro
(2020) e Rojo (2012); e da Análise Crítica de Gêneros (MOTTA-ROTH; HEBERLE,
2015), e, ainda, levamos em consideração as contribuições de Vygotsky (1987) e de
Freire ([1996]2021). Em seguida, destacamos a BNCC (2018) e o Programa
Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2017) como documentos
norteadores do ensino de língua inglesa no âmbito escolar. Assim, esta pesquisa
tem enfoque qualitativo, por meio do qual procuramos evidenciar em que medida os
LDs escolhidos como universo de análise são subsidiados pela pedagogia dos
Letramentos e pela ACG. Como procedimentos de análise das seções pré-textuais,
buscamos investigar o Sumário, a Fundamentação Teórica e a Apresentação de
cada LD para identificarmos a afiliação teórica, utilizando os elementos ricos em
significação de Barton (2004). Nas UDs selecionadas, procuramos observar em que
medida exploravam os processos do conhecimento e as pedagogias discutidas por
Kalantzis; Cope; Pinheiro (2020). Os resultados da análise das seções de
“Apresentação”, “Fundamentação Teórica” e “Sumário” dos referidos LDs,
evidenciam uma afiliação ao ensino da linguagem como prática social
(MOTTA-ROTH, 2008) e como língua franca (BNCC, 2018, p. 242), embora também
apresentem contraditoriamente o Quadro Comum Europeu, parâmetro internacional,
para orientar pelo menos dois dos referidos LDs analisados. Em relação à análise
dos processos de conhecimento que subsidiam as atividades das três UDs,
evidenciamos, em linhas gerais, um alinhamento teórico à perspectiva identificada
nas seções pré-textuais, na medida em que as UDs propõem um ensino da
linguagem, em alguma medida, didático, autêntico, funcional e crítico. Todavia,
destacamos que as atividades ainda deixam a desejar no que se refere à
materialização de práticas que levem o aprendiz a agir efetivamente sobre os
problemas discutidos.
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