Listar Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional por fecha de publicación
Mostrando ítems 1-7 de 7
-
Geotrilha: Jogo didático para o ensino e aprendizagem de geografia no ensino fundamental
(2024-02-26)O presente trabalho relata a elaboração, aplicação e análise de um jogo pedagógico para o ensino e aprendizagem de conteúdos de Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo geral contribuir ... -
A natureza e a cidade: estratégias para o ensino de Geografia em Sapucaia do Sul/RS
(2024-03-15)Sapucaia do Sul é um município da Região Metropolitana de Porto Alegre, e assim como outras localidades do Brasil e do mundo, a relação entre a sociedade e a natureza neste espaço tem sido conturbada. Marcada por uma ... -
Alfabetização e letramento cartográfico: aprendizagem dos principais conhecimentos geográficos para alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental
(2024-03-23)Comumente, durante o período do Ensino Fundamental I é dedicado mais tempo para o ensino de conteúdos da Matemática e Língua Portuguesa, em detrimento de outras, como a Geografia. Em consequência disso, a Alfabetização ... -
Sequência didática para o ensino de astronomia nas aulas de geografia nos sextos anos na rede municipal de ensino de Santa Maria - RS
(2024-03-23)Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Astronomia no sexto ano do Ensino Fundamental, com foco nas características do Sistema Solar. Através da criação de uma sequência didática engajadora e experiencial, ... -
Geografia inclusiva na produção de material sensorial de escala geográfica para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dos anos finais do ensino fundamental
(2024-04-22)O presente trabalho advém da observação e reflexão sobre o aumento do número de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) verificado nas salas de aula e como a Geografia, enquanto disciplina escolar, pode ... -
Cartografia escolar inclusiva: um quiz como recurso pedagógico para estudantes com TDAH
(2024-04-23)A presente dissertação visa contribuir especificamente para o desenvolvimento cognitivo e educacional de estudantes com TDAH do Colégio Batista de Santa Maria, RS, buscando ainda descobrir seus níveis de dificuldades de ... -
Reflexões como preceptora na formação inicial de professores com o Programa Residência Pedagógica, Geografia, UFSM
(2024-11-28)Este trabalho trata sobre a formação inicial de professores, os licenciados do curso de graduação que participaram do Programa Residência Pedagógica, Subárea da Geografia UFSM e foram distribuídos na escola-campo Colégio ...