Metodologias ativas e contextualização do processo de ensino aprendizagem de bioquímica
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Data
2023-06-30Primeiro membro da banca
Corrêa, Guilherme Carlos
Segundo membro da banca
Soares, Félix Alexandre Antunes
Terceiro membro da banca
Rigue, Fernanda Monteiro
Quarto membro da banca
Clasen, Bárbara
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A bioquímica é uma disciplina, importante para a atuação profissional em diversas
áreas. Descrita por muitos alunos como impalpável, de difícil aprendizagem, que
requer dedicação, curiosidade e “gostar” tanto por parte do docente quanto do
discente. No entendimento de seus conteúdos, as ferramentas usadas podem
impactar, estimulando ou não os alunos no mundo do saber. Neste contexto,
hipotetizamos que as metodologias ativas, sob a forma de gamificação podem atuar
como ferramentas para despertar nos alunos, a compreensão da bioquímica através
de estratégias que remetem a jogos, motivando-os a serem ativos na construção do
conhecimento. Diante do exposto, o objetivo geral desse trabalho, foi de avaliar o
gosto e o entusiasmo de alunos universitários pela disciplina de bioquímica.
Objetivamos ainda, avaliar o uso de metodologias ativas, como uma ferramenta na
construção do conhecimento. Para tanto, aplicou-se: questionários denominados pré
e pós-teste, juntamente com a ferramenta de metodologias ativas sob a forma de
gamificação. O público alvo foram graduandos dos cursos de veterinária, zootecnia e
licenciatura de química e biologia da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Como
resultados, mediante a aplicação dos questionários e as metodologias ativas,
observamos que no pré-teste a parcela de estudantes desmotivados, na disciplina de
bioquímica, sem domínio do conteúdo, se mostrou alta. Identificamos que os alunos
universitários já adentram os estudos da bioquímica com conceitos formados de “não
gostar da disciplina”, de ser a “ disciplina que se roda e se cursa várias vezes”.
Contudo, após aplicação da ferramenta e questionário pós-teste os resultados
geralmente mudavam, mostrando uma influência positiva do uso de metodologias
ativas, sob o aprendizado dos conteúdos e satisfação dos alunos com a bioquímica.
Esta tendência das respostas melhorarem e serem mais assertivas no pós-teste se
manteve durante as diversas formas de aplicação da ferramenta, nos diferentes
questionamentos de bioquímica realizados, com as turmas no decorrer de toda a
pesquisa.Identificamos também, que as aulas e conteúdos de bioquímica, usualmente
não são ministrados com foco no uso profissional dos estudantes, sendo pouco
contextualizado para sua futura atuação profissional. Contudo, também investigamos
que boa parcela dos estudantes apesar de não entender bem a bioquímica, são
cientes de sua importância para sua atuação profissional. Por fim, verificamos que são
inúmeros os fatores que influenciam o processo de aprendizagem, a compreensão, o
“gosto” pela disciplina e também a estruturação de uma aula. Nossos resultados
apontaram que o uso de metodologias ativas é importante para melhorar a qualidade
das aulas e o aprendizado.
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