Tecnologias digitais na educação: formação e prática docente
Date
2024-03-21Primeiro membro da banca
Rocha, Karla Marques da
Segundo membro da banca
Saccol, Lilian Roberta Ilha
Metadata
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O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias
Educacionais em rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias
Educacionais em Rede da UFSM – RS, aborda as contribuições das capacitações
em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática dos
educadores. Para isso, foram consideradas as capacitações ofertadas por meio do
projeto de extensão Compartir do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), no período de
2020 a 2022. Sendo assim, englobou quatro redes municipais de ensino do Rio
Grande do Sul (RS), a saber: Canguçu, Santa Maria, Santiago e São Vicente do Sul.
A busca por uma educação inovadora requer a incorporação de tecnologias digitais
nos processos de ensino, tendo em vista, a presença destas na cultura
contemporânea. Porém, o uso efetivo demanda por metodologias e infraestrutura
adequadas; e por capacitação dos educadores e alunos. Neste último caso, as
Instituições de Ensino Superior (IES), por meio da extensão, podem auxiliar no
aperfeiçoamento dos saberes docentes com a oferta de formações que considerem
as especificidades do contexto em questão e as práticas desenvolvidas por esses
educadores. A fim de obter um entendimento sobre a potencialidade das
capacitações ofertadas pelo Projeto, a pesquisa objetivou analisar o impacto das
formações sobre tecnologias digitais, ofertadas pelo projeto Compartir, na prática
dos docentes. Em relação a caracterização, a pesquisa é de natureza aplicada, com
abordagem qualitativa, objetivos descritivos e quanto ao procedimento classifica-se
como estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um
questionário on-line e os dados coletados foram analisados por meio da análise de
conteúdo. Os principais resultados apontaram que o conhecimento sobre TDIC é
compartilhado entre docentes no ambiente escolar, é reconhecido como um saber
demandado na contemporaneidade e foi potencializado pela pandemia da Covid-19
que também impulsionou os investimentos em infraestrutura tecnológica para as
escolas, sendo que atualmente os docentes têm acesso, porém ressaltam a má
qualidade da internet sem fio. Os resultados também revelaram que as TDIC estão
sendo utilizadas na prática, por meio do planejamento e execução das aulas, e em
atividades desenvolvidas com os alunos, inclusive em metodologias
contemporâneas de ensino, devido aos docentes compreenderem que as TDIC são
aliadas da aprendizagem dos estudantes. Com isso, conclui-se que o Projeto de
extensão Compartir impactou na prática docente à medida que colaborou com o
aprendizado e aspectos que potencializam a construção dos saberes, refletindo
direta e indiretamente na prática pedagógica, no usufruto da infraestrutura e na
relação de trocas com os pares e alunos. A partir dessa investigação e da
experiência com capacitação de docentes, foi elaborado o guia “Formação
Continuada Docente - possibilidades em ambientes virtuais", sendo este o produto
educacional da dissertação.
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