Mapeamento, diagnóstico e nível de maturidade do processo de manutenção praticado por uma empresa do ramo de supermercados
Fecha
2023-08-09Primeiro coorientador
Santos, César Gabriel dos
Primeiro membro da banca
Machado, Filipe Molinar
Segundo membro da banca
Limberger, Inácio da Fontoura
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O comércio alimentar configura-se como um segmento essencial para a população
e para economia nacional, representando 7,03% do PIB brasileiro. Particularidades
presentes nesses estabelecimentos fazem com que as atividades de manutenção
de ativos sejam fundamentais para oferecer aos clientes produtos de qualidade,
desenvolver uma operação segura, contribuindo positivamente para seu sucesso
geral. Apesar disso, ainda é pequena a pesquisa científica deste tema no setor de
supermercados. Com isso em vista, foi proposto um estudo de caso buscando a
caracterização do processo de manutenção de ativos praticada por uma rede de
supermercados fundada em 1924 e, estruturada atualmente por uma matriz,
diversas lojas de varejo, um atacarejo e um centro de distribuição. Para concretizar
tal objetivo, foram realizadas observações in loco pelo período de dez meses, onde
buscou-se inicialmente a coleta de informações básicas sobre a empresa estudada
e o seu setor de manutenção. Em seguida, efetuou-se o mapeamento do processo
desenhando o seu fluxo através da aplicação da metodologia Business Process
Model and Notation (BPMN). Em um terceiro momento, foi feito o diagnóstico das
práticas que eram naquele momento adotadas pela empresa investigada,
avaliando o seu nível de maturidade de acordo com dez critérios e elementos
fundamentados na bibliografia. Logo, foi feita uma análise comparativa entre os
dados encontrados e aqueles apresentados por outros autores e, foi exposto um
plano de ação para melhoria do desempenho verificado. Como resultado, ficou
evidenciado um processo baseado principalmente em metodologias e técnicas
informais, com baixo nível de maturidade geral e possibilidades de melhoria em
diversos aspectos. Dentre as principais dificuldades, percebeu-se que não era feita
a adoção de indicadores para aferição de desempenho, a análise de falhas estava
restrita a situações pontuais e não havia limite ou controle dos custos. O setor de
manutenção de ativos era percebido como aliado na estratégia pela gestão,
entretanto, 75% das intervenções realizadas eram de teor corretivo. Além disso,
aconteciam falhas recorrentes e, o controle de sobressalentes não era efetivo.
Muitos dos dados obtidos possuem concordância com os alcançados por outros
pesquisadores reforçando o grande espaço para melhorias nesse segmento.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: