Habilidades auditivas e análise neurofisiológica da codificação neural em crianças com transtorno fonológico
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Data
2024-03-04Primeiro coorientador
Keske-Soares, Márcia
Primeiro membro da banca
Garcia, Michele Vargas
Segundo membro da banca
Gubiani, Marileda Barichello
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A produção da fala envolve redes corticais, subcorticais sensoriais e motoras no cérebro, integrando informações auditivas, representando sons e planejando a execução motora para emitir sons de fala. Assim, além da sensibilidade auditiva, é essencial interpretar de forma eficaz as informações auditivas recebidas para desenvolver a percepção e, consequentemente, a produção da fala. Portanto, este trabalho buscou investigar as habilidades auditivas, o comportamento auditivo, bem como a codificação neural em crianças com Transtorno Fonológico (TF). Trata-se de um estudo com delineamento transversal, analítico e quantitativo. Participaram da pesquisa 28 sujeitos com idades entre cinco e 11 anos que foram divididos em dois grupos: Grupo Estudo (GE): composto por 13 crianças com diagnóstico prévio de TF e Grupo Controle (GC): composto por 15 crianças com desenvolvimento/aquisição de fala típico. Todos os participantes foram submetidos a avaliação audiológica básica, avaliação das habilidades auditivas de figura-fundo por meio da aplicação do Teste Dicótico de Dígitos (TDD) – etapa de integração binaural e resolução temporal avaliada por meio do teste Random Gap Detection Test (RGDT). Os pais e/ou responsáveis responderam o questionário Auditory Processing Domains Questionnaire (APDQ) referente ao comportamento auditivo de seus filhos. Além disso, analisou-se a codificação neural dos sons da fala por meio do registro e análise Frequency Following Response (FFR) com análise das amplitudes, latências absolutas (ms) (V, A, C, D, E, F e O); deslocamentos (ms) (V-D, C-D, D-O,A-D e A-O) e medida do slope (ms/μV). Realizou-se também uma análise qualitativa do FFR fazendo o uso do Time-Frequency Distribution (TFD) do Espectograma, disponível pelo software do equipamento. Realizou-se análise inferencial dos dados. Quanto à avaliação comportamental das habilidades auditivas, observou-se diferença estatisticamente significante quanto às respostas do teste comportamental TDD, indicando que crianças com TF possuem alta probabilidade de apresentarem alteração na habilidade auditiva de figura-fundo. Embora, numericamente, as crianças com TF apresentam maior ocorrência de alteração na habilidade auditiva de resolução temporal, não foi observada diferença estatística. Em ambos os grupos, os pais apresentam queixas quanto ao comportamento auditivo de seus filhos. Em relação a codificação neural dos sons da fala, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos avaliados em relação a amplitude. Quanto a à análise do domínio do tempo (ms), embora, numericamente, a maioria dos valores de latência dos diferentes componentes do FFR do GE sejam mais elevadas que do GC, estatisticamente as crianças do GE apresentaram um mais alto valor de latência apenas no componente O em relação aos do GC. Quanto aos deslocamentos, o deslocamento A-O foi mais alto para o GE em relação ao GC. Os demais resultados de deslocamento e slope não foram influenciados pelo grupo avaliado. Nenhuma correlação entre os testes comportamentais e os resultados de latência foram observados. Por outro lado, observou-se apenas uma correlação positiva entre a gravidade do TF com a latência do componente E, em que, espera-se que quanto mais grave for o transtorno maior a latência de E. Por meio da análise TFD foi possível observar diferenças quando comparadas as respostas eletrofisiológicas-neurofisiológicas de um sujeito do GC e um sujeito do GE. Foi possível investigar as habilidades auditivas e o comportamento auditivo, assim como a codificação neural dos sons da fala nas crianças com TF. O dado de maior relevância clínica é que nas crianças com fala atípica, verificou-se que a habilidade auditiva de figura-fundo apresenta maior chance de estar alterada.
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