Os 20 anos da Lei 10.639/2003: uma análise acerca da (in)existência de práticas de valorização da história e cultura afro-brasileira no ensino de física
Fecha
2024-04-05Primeiro membro da banca
Brito, Alan Alves
Segundo membro da banca
Roso, Caetano Castro
Terceiro membro da banca
Vidmar, Muryel Pyetro
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente dissertação de mestrado objetiva realizar uma revisão de literatura em publicações de artigos, dissertações e teses da área de Ensino de Física a fim de compreender como a área de Ensino de Física e os professores e professoras de Física têm abordado as Leis 10.639/03 e 11.645/08 em seus diversos níveis de atuação. Inicia-se com um breve resumo histórico acerca das origens da Lei 10.639/03, perpassando as lutas dos movimentos negros até a promulgação da lei, seus impactos e a observação de conceitos decoloniais necessários para a compreensão da importância deste trabalho. Os objetivos específicos foram delineados para direcionar a pesquisa. Primeiro, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura nos periódicos sul-americanos de melhor avaliação, abrangendo o Ensino de Física e as mencionadas leis, para identificar o estado atual da pesquisa acadêmica. Além disso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura em Teses e Dissertações em três Programas de Pós-Graduação acadêmicos em Ensino de Física, visando entender como estas leis estão sendo discutidas e aplicadas na academia. Por fim, investigou-se, através de um questionário realizado com professores e professoras de Física, acerca das práticas docentes e as opiniões de professores de Física em relação à obrigatoriedade e integração de história e cultura afro-brasileira, dos povos originários e dos povos africanos em suas práticas pedagógicas na disciplina de Física.
Os dados obtidos revelaram um panorama complexo. Apesar de algumas iniciativas pontuais, considera-se que os avanços no reconhecimento e na inclusão da história e cultura afro-brasileira, dos povos originários e dos povos africanos no Ensino de Física é tímida e concentrada em poucos pesquisadores. Acerca dos entrevistados, a maioria dos professores estava ciente da legislação, no entanto, sem práticas gerais contundentes. Portanto, constata-se que há ainda um longo caminho decolonial a percorrer para que a inclusão desses tópicos se torne uma prática consistente e significativa no ensino em Física. Os resultados apontam para a necessidade de recursos adicionais, formação de professores, reflexões decoloniais e orientações práticas, para que de fato tenhamos atividades e discussões acerca das leis 10.639/03 e 11.645/08 em busca de um Ensino de Física humano, multicultural e decolonial.
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