Aprendizagens colaborativas na educação profissional e tecnológica: contribuições de um Roteiro Educacional de Compartilhamento do Conhecimento (RECC)
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Data
2024-01-23Primeiro coorientador
Dalcin, Eduardo
Primeiro membro da banca
Cambraia, Adão Caron
Segundo membro da banca
Sanavria, Claudio Zarate
Terceiro membro da banca
Cassal, Marcos Luis
Quarto membro da banca
Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de
Pesquisa 2, intitulado de Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces,
tem como temática de Pesquisa Políticas e Práticas Escolares na Educação Profissional. Neste
contexto, este trabalho propõe a elaboração de um roteiro educacional de compartilhamento do
conhecimento para ser usado em escolas de Educação Profissional e trabalhos de pesquisa e
extensão. Para o desenvolvimento deste trabalho são utilizados como recursos pedagógicos um
laboratório de informática com Software Livre que ficará a disposição dos alunos durante todo
o período da pesquisa, buscando possibilitar a análise de sua eficácia quando em convergência
com a educação. Com a finalidade de alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa foi elaborada
uma compilação de trabalhos publicados que utilizaram os recursos de Software Livre nas suas
pesquisas aplicados a recursos educacionais e promoveram ações e estudos direcionados ao
compartilhamento do conhecimento reforçando as atividades de ensino e aprendizagem. Como
recurso metodológico foi escolhida a pesquisa-ação e revisão sistemática de literatura por
facilitar a leitura e entendimento sobre a importância do compartilhamento do conhecimento.
Para alcançar o objetivo geral foi necessário desenvolver um roteiro pedagógico que possibilite
sua implementação em projetos de pesquisa voltados a educação profissional para fortalecer a
prática do compartilhamento do conhecimento e desenvolvimento do pensamento críticoreflexivo.
Para tanto se fez necessário realização de procedimentos específicos que promovam
a percepção de como a utilização de Softwares Livres podem ser empregado na educação, uma
vez que essa categoria de software é gratuita e é de conhecimento de grande parte da
comunidade acadêmica que as escolas públicas ao decorrer de décadas vem sofrendo com
escassez de recursos financeiros. Desta forma, esta pesquisa procura reforçar a importância do
uso desta categoria de softwares expondo como alternativa a uma possibilidade de construirmos
soluções metodológicas de ensino com pouco investimento de recursos financeiros e que
proporcionem impacto perceptível no processo de inclusão digital e ensino e aprendizagem.
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