Projetos de geoeducação no Caçapava Geoparque Mundial da Unesco: perspectivas, avanços e inovações
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Date
2024-02-22Primeiro membro da banca
Fé, Marcelo Martins de Moura
Segundo membro da banca
Foleto, Eliane Maria
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O município de Caçapava do Sul, localizado no centro-sul do estado do Rio Grande do Sul, foi reconhecido no ano de 2015, através da lei 14.708, como a “Capital Gaúcha da Geodiversidade”, por seu patrimônio geológico e geomorfológico singular. A partir desse reconhecimento e na busca por um ensino significativo de conteúdos das áreas de geologia, geomorfologia e paleontologia, surgiu a ideia de realização de um evento geoeducativo para celebrar este título. O Geodia, que se iniciou já no ano de 2015, integra as iniciativas necessárias para a certificação de um geoparque e pode, atualmente, ser considerado uma das bases para a certificação de Caçapava do Sul como um Geoparque Mundial da UNESCO, o que ocorreu neste ano de 2023. A movimentação para avaliar os conhecimentos dos educadores municipais sobre geomorfologia, geologia e geomonumentos do município iniciou em 2013 e apontou diversos equívocos acerca dos assuntos. Além disso, há diversos indicadores que apontam um déficit em relação à educação no município de Caçapava do Sul, como o não cumprimento de grande parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). No que diz respeito a “Educação de qualidade”, Caçapava do Sul, atualmente, está em vermelho quanto à adequação de idade nas séries, possui notas baixas no Exame Nacional do Ensino Médio nas áreas de Ciências Humanas e da Natureza e educandos abaixo da média de aprendizagem esperada dos anos finais e do Ensino Médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Desse modo, é de extrema importância o desenvolvimento de atividades geoeducativas e maior suporte para o ensino das Geociências no município, visto que possui grande potencial para trabalhar as temáticas de geologia e paleontologia com a utilização de exemplos locais, os quais podem aproximar os educandos do território e suas singularidades. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo fazer um levantamento e avaliar as atividades de geoeducação que ocorrem no território do Geoparque Caçapava, o qual corresponde a área do município. Os procedimentos metodológicos consistem em pesquisas bibliográficas para melhor compreensão da temática estudada e aplicação de entrevistas com pessoas envolvidas com a promoção da geoeducação no Geoparque Caçapava. Além disso, houve observação e participação de atividades de geoeducação desenvolvidas no município de Caçapava do Sul em ambientes não-formais. Ao longo da pesquisa foram apresentadas ferramentas para o desenvolvimento da geoeducação no território, como modelos de ensino em meio à natureza e propostas de oficinas de paleontologia, além de materiais adaptados pela autora. Os resultados consistem na descrição de todas as atividades e materiais existentes no território para a promoção da geoeducação como o Geodia, guia didático, jogos, livro infantil e o Cardápio de Atividades, além da apresentação das respostas dos entrevistados e observações feitas nas vivências. Nesse sentido, considera-se que as atividades de geoeducação estão ocorrendo de forma ativa no território, porém necessitam maior abrangência geográfica e temporal.
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