A construção da professoralidade em comunidades em situação de vulnerabilidade social: a docência em questão
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Data
2023-12-19Primeiro membro da banca
Zwetsch, Patrícia dos Santos
Segundo membro da banca
Patias, Naiana Dapieve
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa, vincula-se ao Curso de Mestrado em Educação Programa de Pós-Graduação
em Educação, na Linha de Pesquisa LP1: Docência, saberes e desenvolvimento profissional, a
partir do Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior
(GPDOC). Apresentou como objetivo geral: compreender e analisar os processos envolvidos
na professoralidade de docentes que atuam em escolas inseridas em comunidades em situação
de vulnerabilidade social. Como objetivos específicos foram definidos: conhecer as trajetórias
docentes e sua relação com as comunidades em situação de vulnerabilidade social; identificar
os desafios docentes no que tange ao trabalho com comunidades em situação de
vulnerabilidade social; reconhecer os processos que incidem sobre a permanência dos
professores em comunidades em situação de vulnerabilidade social. O referencial teórico que
embasa a pesquisa são os estudos de Bolzan (2019), Isaia (2006), Powaczuk (2012), Santos
(2017), Morosini (2015), Costa (2018), Mendes (2018), Klein (2019), Vygotsky (1991),
Vasconcellos (2016), Nóvoa (1992), Imbernón (2019), Freire (2021), Forján e Morelatto
(2018), Rezende e Machado (2017), Ribeiro e Vóvio (2017), Kelchtermans (2009), Souza
(2016), Korthagen (2009), Miravalles e Ortega (2015), Saraiva (2015), Pedersen e Silva
(2013) e, Morais, Raffaelli e Koller (2012). Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem
qualitativa narrativa de cunho sociocultural, realizada com oito professores atuantes em
escolas localizadas em territórios de maior previsão social da Rede Municipal de Santa
Maria/RS, segundo os estudos de Faria, Savian e Vargas (2019). O estudo desenvolvido
permitiu identificar a construção da professoralidade a partir de dimensões que envolvem as
trajetórias formativas e a relação e a inserção em comunidades em situação de
vulnerabilidade, as quais impactam na forma como os professores sentem os desafios da
docência ao longo do exercício continuado nestas comunidades. A partir da reorganização
contínua do que significa ser professor nessas comunidades, constroem modos de
enfrentamento que se diversificam, denotando para um ciclo de resiliência em construção, a
partir do compartilhamento e do compromisso social como dimensões que incidem sobre suas
escolhas de permanências nas escolas. Tais dimensões evidenciaram a professoralidade sendo
constituída a partir de condições estruturantes de vulnerabilidade e de resiliência docente,
revelando que a assunção da vulnerabilidade docente como mote para um trabalho
emancipatório nestas comunidades. Nesta perspectiva, a vulnerabilidade docente e a
resiliência docente colocam-se como condições capazes de fortalecer o repensar contínuo
acerca dos inéditos viáveis da docência, relevando a assunção do protagonismo social como
elementos de resistência dos professores, especialmente ao reconhecerem, o não/lugar que
estas instituições ocupam em uma sociedade excludente, que naturaliza as desigualdades
sociais e condições de desenvolvimento profissional docente.
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