Educação ambiental “crítica-inovadora” no 3º ano do Ensino Fundamental: uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica
Fecha
2024-04-17Primeiro membro da banca
Mello, Elena Maria Billig
Segundo membro da banca
Scremin , Greice
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente dissertação aborda a Educação Ambiental (EA) na perspectiva “críticainovadora”, visando transformações no âmbito educacional e nos sujeitos participantes para
atuarem na sociedade de forma ecológica, cidadã e emancipatória. Teve como objetivo
analisar como uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica pode mediar e promover a
inserção da EA “crítica-inovadora” Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para tanto, seu
percurso metodológico foi dividido em um mapeamento de publicações relacionadas à EA
nos anos iniciais, e uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica desenvolvida com a docente
e seus discentes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de
Santa Maria/RS. Por intermédio do mapeamento de publicações relacionadas à EA nos anos
iniciais, delimitado entre os anos de 2012 a 2022, foram encontradas sete publicações,
divididas em duas categorias: Formação de professores em EA e Relatos de Experiências em
EA, com relações criadas no software ATLAS.ti, a partir da Análise Temática entre os
indicadores de inovação pedagógica e as categorias criadas. Em um segundo momento, já
atrelada à pesquisa de intervenção pedagógica, investigou-se as percepções ambientais da
pedagoga responsável pela turma de estudantes que se tornaram sujeitos participantes da
pesquisa, a partir da narrativa de um fanzine elaborado sobre a temática e analisado à luz da
Teoria Fundamentada nos Dados. Pode-se inferir que a professora possui uma percepção
crítica da temática, mas a inserção da EA em práticas do cotidiano escolar é reduzida,
principalmente nos anos iniciais, o que resulta em uma fragilidade no ensino da temática. Em
relação à metodologia interventiva, pode-se afirmar que a pesquisa do tipo intervenção
pedagógica mediou e proveu a EA “crítica-inovadora” para a docente e aos discentes da turma
participante, através de atividades criativas e inovadoras que envolveram os sujeitos de forma
ativa, ressignificando o ambiente escolar e desenvolvendo o sentimento de pertencimento
ambiental. Além disso, essa dissertação descreveu a elaboração de fanzines construídos pelos
estudantes a partir da intervenção pedagógica. Ao todo foram 22 fanzines criados pelas
crianças, observando que este processo respeitou a autonomia da criança e a liberdade de
expressão, e consequentemente, proporcionou protagonismo dos estudantes durante a
intervenção.
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