Aprendizagem significativa de grandezas e medidas: aspectos da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa na ZDP
Fecha
2024-03-18Primeiro coorientador
Damin, Willian
Primeiro membro da banca
Mariani, Rita de Cassia Pistoia
Segundo membro da banca
Beber, Silvia Zamberlan Costa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa está embasada teoricamente na Teoria da Aprendizagem Significativa
de Ausubel, que tem como princípio considerar, no processo de ensino e
aprendizagem, os conhecimentos prévios que o estudante já possui em sua
estrutura cognitiva. O processo da nova aprendizagem deverá ser não-literal e nãoarbitrário. Associada a ela, utilizaremos também a Teoria Sociointeracionista
proposta por Vygotsky, nela a interação social em sala de aula é fundamental e o
professor possui papel de mediador. Usaremos também a História da Ciência como
pilar, uma vez que ela permite que o estudante tenha uma visão mais concreta da
natureza real da ciência, seus métodos e suas limitações, além do que pode motivar
o aluno para a aprendizagem significativa. O objetivo principal desta pesquisa é
compreender como se dá o processo de aprendizagem significativa de grandezas e
medidas por meio de uma sequência de ensino investigativa pautada na História da
Ciência, para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Desenvolvemos a pesquisa em
uma escola estadual de Júlio de Castilhos chamada E.E.E.M. Dr. Júlio Prates de
Castilhos que conta com um público variado de alunos do centro e do interior da
cidade. A metodologia de ensino empregada foi baseada nas sequências de ensino
investigativas onde as atividades são planejadas sob o ponto de vista do material e
das interações didáticas. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, uma vez
que será considerado o estudo da experiência vivida e dos processos de interação
social em seu desenvolvimento. A produção de dados foi realizada utilizando um
teste de sondagem, diários de bordo, registros dos alunos, gravações de áudio e
fotografias. A análise foi feita de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin, no
teste de sondagem e uma análise interpretativa (explicativa) no demais dados. Esta
pesquisa se caracteriza como uma pesquisa participante uma vez que a
pesquisadora faz parte da produção de dados. Evidenciou-se o processo da
diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa, essenciais para a
aprendizagem significativa, e que estas ocorreram na Zona de Desenvolvimento
Proximal. Os indícios que levaram a estas conclusões são oriundos da análise da
evolução dos conceitos e na relação entre eles, apresentados pelos alunos. Esperase que os resultados desta pesquisa possam auxiliar os professores da educação
básica de física, matemática e ciências em sua escolha de metodologia, tendo
ciência de como se dá esse processo de aprendizagem significativa.
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