Os processos de travessia-transição da educação infantil ao ensino fundamental: desafios e perspectivas na auto(trans)formação permanente com professoras
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Date
2023-12-11Primeiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Segundo membro da banca
Goelzer, Juliana
Terceiro membro da banca
Silveira, Melissa Noal da
Quarto membro da banca
Freitas, Larissa Martins
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta Tese-auto(trans)formação de Doutorado em Educação foi desenvolvida na Linha de
Pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional na Universidade Federal de
Santa Maria (RS). Constitui-se como possibilidade de inserção na realidade escolar e de
diálogo com as coautoras da pesquisa, a fim de problematizar como se desenvolveram os
processos de travessia-transição da Educação Infantil (EI) ao Ensino Fundamental (EF) em
uma escola municipal em Santa Maria. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender, com
as coautoras, quais eram os saberes e as sensibilidades necessários nos processos
auto(trans)formativos para o reconhecimento das crianças e suas infâncias na travessiatransição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A investigação desenvolveu-se com
uma abordagem qualitativa, uma vez que esta nos permitiu envolver significados, opiniões,
fatos, todos permeados pelas relações entre pessoas, sujeitos inseridos em um contexto
social. Ao nos colocarmos com este estudo-pesquisa, propomos uma pesquisa
epistemológico-política embasada nos pressupostos da pesquisa-auto(trans)formação,
seguindo os pressupostos teóricos da pesquisa-auto(trans)formação por meio dos Círculos
Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos, para que, em cada momento-movimento, as
coautoras fossem construindo suas narrativas, colocando-se como sujeitos de seus processos
formativos e esculpindo sua própria existência no mundo, com as crianças. O referencial
teórico fundamentou-se em Freire (1996, 2005, 2011, 2015), Camini (2012, 2021), Chizzotti
(2006), Flick (2009), Henz (2003, 2007, 2014, 2018), Freitas (2021), Josso (2010, 2016),
Kohan (2018), Lacerda (2016) entre outros autores que nos acompanharam no decorrer da
trajetória da pesquisa. No decorrer dos Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos
buscamos refletir acerca dos processos auto(trans)formativos vivenciados por quatro
professoras regentes de Educação Infantil e Ensino Fundamental e oito estudantes do curso
de Pedagogia, que se encontravam em processo de formação inicial na UFSM, quanto à
travessia-transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Sempre caminhando em
busca dos nossos inéditos viáveis, procuramos em circularidade, estudar sobre as infâncias
e caminhar junto delas, buscando por nossas travessias-transições quanto aos processos
docentes que estávamos vivendo na escola com as crianças. Os constructos da pesquisa
foram nos mostrando, ao longo da caminhada, que reconhecer as crianças e suas infâncias
no decorrer da travessia-transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é urgente
e necessário, bem como que estar, ser e sentir junto às crianças é uma tarefa que move a
nossa caminhada docente, que permanentemente se faz necessária, para que possamos
juntas e juntos construir uma escola mais humana, que respeite as crianças e suas infâncias.
Entendemos, no decorrer de todo o processo vivido, que os desafios são muitos, mas que
compreender a nossa presença e a presença do outro nos levará a seguir intervindo no
mundo, discutindo e dialogando sobre a nossa presença junto das crianças.
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