Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil
Fecha
2023-05-26Primeiro coorientador
Correa, Aruna Noal
Primeiro membro da banca
Pacheco, Eduardo Guedes
Segundo membro da banca
Salva, Sueli
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente dissertação tem por tema de pesquisa, a Educação Musical em práticas
de professoras de referência unidocentes na Educação Infantil reveladas em seus
modos de ser docente. Como objetivo geral buscou-se compreender como
professoras de Educação Infantil, preferencialmente egressas do curso de Pedagogia
da Universidade Federal de Santa Maria, constituem seus modos docentes com
música no espaço escolar. Especificamente, buscou-se identificar por que, de que
forma e em quais momentos professoras unidocentes trabalham com a música no
espaço escolar; conhecer quais são as práticas mais desenvolvidas por professoras
unidocentes para trabalhar música com as crianças; entender como professoras
unidocentes inter-relacionam as experiências de aprendizagem musicais no conjunto
dos demais campos de experiências. Como fonte de produção de dados para a
pesquisa qualitativa (BRANDÃO, 2001; MINAYO, 2009) teve-se como base dois
instrumentos de investigação: questionário semiaberto (GIL, 1999; BABBIE, 2003) e
grupo focal (BAUER; GASKEL, 2002; GATTI, 2005; OLIVEIRA, et al. 2020). Para a
análise das narrativas tomou-se a analise compreensiva-interpretativa (SOUZA, 2006,
2014). As análises realizadas estão apresentadas por cinco Unidades de Análise
temática: “Trabalhando com a música”, “O papel da professora”, “Musicalizar”, “Um
ouvinte sensível” e “Músicas infantis”. A partir do exposto, sublinha-se a importância
de refletir sobre o profissional egresso do curso de Pedagogia e seus modos de ser
unidocente, sobre ser professora referência que potencializa a música em sua sala de
aula e aprofunda repertório de conhecimentos e saberes sobre o mundo, para e com
as crianças de Educação Infantil.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: