Impacto da pandemia covid-19 na gestão escolar de uma escola pública municipal de educação básica de Santa Maria, RS
Fecha
2024-02-29Primeiro membro da banca
Cecchin, Andréa Forgiarini
Segundo membro da banca
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação vincula-se ao mestrado profissional do Programa de PósGraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) - linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos
Educativos e integra-se à produção do Grupo de Pesquisa Docência, Escola e
Formação de professores (DOCEFORM), do qual a autora participa. A temática
versa sobre o impacto das mudanças emergentes do contexto pandêmico nas
rotinas da equipe gestora de uma escola pública de educação básica da Rede
Municipal de Educação de Santa Maria, RS. O objetivo geral que guiou a pesquisa
foi: Compreender como as mudanças emergentes do contexto pandêmico
impactaram nas rotinas da equipe gestora de uma escola pública de educação
básica da Rede Municipal de Educação de Santa Maria, RS. As questões da
pesquisa foram: Descrever em quais ações da equipe de gestão escolar incidiram as
principais mudanças decorrentes das demandas do trabalho remoto no início da
Pandemia Covid-19; Mapear quais prescrições do marco regulatório da educação
incidiram diretamente na organização do trabalho da equipe gestora durante a
pandemia; Compreender de que modo a equipe gestora adaptou suas rotinas para o
atendimento às prescrições emergentes durante todo o período de trabalho remoto;
Apontar quais dentre as novas rotinas adotadas foram estabilizadas e incorporadas
ao trabalho da equipe gestora após o período de trabalho remoto. A pesquisa
qualitativa, por meio de entrevistas individuais e Análise Textual Discursiva
demonstrou que a gestão democrática e participativa foi imprescindível para garantir
que o processo educativo transcorresse da melhor maneira possível frente à
pandemia do Covid-19, orientado para as crianças e suas famílias, seus interesses e
necessidades de desenvolvimento. Nesse foco desenvolvemos o produto
educacional, o qual apresenta possibilidades de planejamento de estratégias que
auxiliarão às transformações e às condições problemáticas que possam atingir o
trabalho do/a gestor(a) em meio às lacunas que permanecem no período
pós-pandêmico e possam interferir no trabalho educativo.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: