Thank U Next: o design emocional aplicado a concepção de design de embalagem e de produtos da cantora Ariana Grande
Abstract
Este trabalho busca, por meio da teoria do Design Emocional de Donald Norman (2008), verificar os níveis de percepção de consumidores dos perfumes da cantora Ariana Grande. Por meio dessa análise, buscamos investigar como o design emocional impacta na produção e concepção de produtos, design e publicidade. Em um primeiro momento, buscamos evidenciar como o design, também como área da comunicação, tem influência nas imagens e sua produção. Compilamos as informações por meio de um quadro teórico que relaciona esses elementos, principalmente, com o eixo da percepção, por meio de Joly (2007), Dondis (1997) e Aumont (2010). Em seguida, olhamos para o processo de transformação das imagens de um eixo plano para um tridimensional, e a partir disso damos luz ao que é o design de produto, baseados no que Negrão e Camargo (2008) e Mestriner (2004) apresentam. Investigamos, então, de onde surge a teoria das emoções e como ela se aplica e se junta ao design emocional, termo popularizado e aplicado por Norman
(2008). Analisamos o design de embalagens da cantora por meio do quadro teórico e de uma pesquisa feita por questionário aplicada em redes sociais, com os fãs da cantora. Ao fim, compreendemos que a teoria de Norman (2008) pode ser um caminho para pensarmos o design e a publicidade de forma mais estratégica.
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