O entrelaçamento entre novos modelos de negócio e a publicidade de entretenimento: um estudo sobre a organização furia
Abstract
O modo de consumir publicidade das gerações Y e Z está sendo determinado a partir da centralização e evolução tecnológica. Bem como pela disputa de atenção que forçou a comunicação a se adaptar e adquirir novas ferramentas para alcançar o novo público nos espaços onde ele ocupa. A escassez de "atenção" gerada pela Economia da Atenção (SIMON, 1971), impacta diretamente na emersão de novos modelos de negócios especializados no universo digital, social e no lifestyle desse público. Porém, com a constante transformação e amplitude desse novo universo, grande parte dos empreendimentos ainda não estão bem categorizados ou posicionados no mercado competitivo. Além de, também serem escassos os estudos que compreendem de que forma a lógica publicitária opera dentro destes modelos. Neste sentido, o presente trabalho buscou analisar como a organização FURIA explora suas estratégias de publicidade de entretenimento em seus canais digitais, considerando-a enquanto
um novo modelo de negócio. Para isso, estudamos as novas transformações da propaganda a partir dos conceitos de Hibridização elaborado por Covaleski (2010) e Publicidade Expandida apresentado por Burrowes (2016). Além disso, foi feito um panorama histórico da evolução sociocultural do consumo e categorizamos as ferramentas disponíveis à publicidade neste
novo cenário. Assim, a primeira parte da metodologia se baseou na revisão bibliográfica a partir dos autores citados anteriormente, como também nas pesquisas de Clotilde Perez (2010), Trindade e Perez (2014; 2019), Bragaglia (2022) e Camargo, Estevanim, Silveira (2017). A segunda fase metodológica se deu pelo estudo de caso, sob a perspectiva de Yin
(2001), onde foram analisadas as ações de comunicação da organização de esports FURIA. Ao fim, concluímos que a empresa utiliza diversas estratégias incorporadas à publicidade veiculada no digital para aumentar o caráter persuasivo da mensagem, principalmente o uso do entretenimento e influenciadores digitais. Este atrelamento fortaleceu significativamente a conversão da mensagem, bem como colaborou para o crescimento da comunidade gerada ao redor da marca. O fenômeno estratégico de unir a publicidade ao entretenimento tende a ser uma forte tendência para novos empreendimentos que desejam acompanhar os consumidores hiperconectados.