Serviço Social e Educação: interfaces da violência escolar
Abstract
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Serviço Social, objetivou estudar o
fenômeno social violência escolar em suas múltiplas expressões, bem como, compreender a
percepção no âmbito do Serviço Social acerca da temática. Para tanto, desenvolveu-se uma
revisão bibliográfica, na perspectiva de identificar a produção de conhecimento no âmbito do
Serviço Social sobre a temática proposta. Os materiais selecionados como base para a
pesquisa, foram os periódicos científicos Qualis A1 do Serviço Social, disponibilizados online
e utilizados como referencial teórico durante o processo de formação da autora (2018-2023).
A atual conjuntura e o processo de inserção profissional na Política de Educação, impõem o
desafio de compreender a violência escolar a partir de sua essência, enquanto expressão da
questão social, que se aprofunda em virtude do avanço do conservadorismo, dos discursos de
ódio e da apologia e flexibilização do porte de armas no Brasil. A escola consubstancia-se
espaço no qual as reproduções das diversas questões que perpassam a sociedade são
explicitadas, pois constitui-se equipamento social, construído pelos sujeitos pertencentes a
sociedade. Além de espaço de reprodução, é também espaço de produção de vivências
balizadas pelas diversas formas de opressão e discriminação, com impactos no
desenvolvimento emocional, social e educacional de educandos e educandas. Compreende –se
que as publicações acerca da temática em tela, bem como as pesquisas e o debate coletivo da
categoria profissional são fatores determinantes para subsidiar o trabalho profissional no
espaço sócio ocupacional escola, haja visto que é imprescindível conhecer a realidade que
está posta a fim de desenvolver processos de mediação e intervenção qualificados e
propositivos, no horizonte da superação e da transformação. Os resultados obtidos
demonstraram a inexistência do debate sobre a violência escolar como categoria de análise.
As produções acerca da educação problematizam o processo educacional capitalista e
dissertam acerca dos conflitos interpessoais no contexto escolar, contudo, sem analisá-los
como expressões de violência.
Collections
- TCC Serviço Social [190]
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