Humanos virtuais: a transmídia como recurso narrativo na construção e fortalecimento da brand persona
Abstract
A presente monografia visa analisar o uso estratégico de personagens digitais na construção de discursos de marcas, a partir de uma perspectiva transmídia. A pesquisa utiliza autores como Andrea Semprini (2006), Clotilde Perez (2010) e Henry Jenkins (2009) para articular acerca de conceitos como identidade de marca, personagens e narrativas multiplataformas. Como metodologia, o presente trabalho utiliza o método de estudo de caso, analisando ações de comunicação de três personagens digitais: Nat, da Natura; Lu, do Magazine Luiza; e Mara, da Amaro. Ademais, a análise apoia-se na fundamentação de Henry Jenkins, em particular, nos sete princípios propostos pelo autor que contribuem para explicar a prática de Transmedia Storytelling, a fim de visualizar como ocorrem as ações multiplataformas das três personagens analisadas. Diante dos resultados, foi possível concluir que os conceitos propostos por Jenkins conversam com as estratégias utilizadas para
comunicação das personagens Lu, Nat e Mara, e ainda que os princípios não sejam tão evidentes como presentes em formatos de comunicação mais voltados para o entretenimento, a prática de narrativa transmídia existe e está sendo incentivada na
comunicação de marcas para o varejo, ocasionando novos desdobramentos para esse modelo de publicidade de marca. Assim, os resultados demonstram a importância de acompanhar tendências e novas estratégias de comunicação, a fim de gerar reflexões que possam compreender, de forma ainda mais abrangente, a publicidade atual.