Implementação de um modelo de controle preditivo utilizando as estratégias mtpa e enfraquecimento de fluxo em inversores de tração para veículos elétricos
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo o desenvolvimento de um controlador de torque utilizando controle por modelo preditivo (MPC), para realizar o controle de torque de uma máquina síncrona de ímãs permanentes internos (IPMSM) por meio de um inversor de dois níveis conectado em um conversor elevador de tensão Half Bridge. Essa topologia tem grande importância em aplicações em veículos elétricos, devido a possibilidade do conversor CC-CC ser conectado a uma banco de baterias elevando sua tensão para o inversor CC-CA acionar a máquina. As máquinas IPMSM são muito utilizadas neste tipo de aplicação devido a sua possibilidade de atuar em altas velocidades com um alto torque de partida. Este trabalho relata a modelagem matemática de uma máquina síncrona de ímãs permanentes, e também a técnica de controle utilizada no inversor e no conversor elevador de tensão. No final deste trabalho serão apresentados os resultados deste sistema de controle por meio de simulações computacionais como forma de validar o trabalho realizado.
Coleções
- TCC Engenharia Elétrica [193]