As temáticas concernentes à comunidade LGBTQIA+ em sitcoms: uma análise sobre imaginários sócio-discursivos em Modern Family
Resumen
O discernimento de que os meios de comunicação incidem na sociedade, e vice-versa, permite localizar produções midiáticas como pontos focais na construção e reprodução de um pensamento coletivo, sendo ferramenta imprescindível para a manutenção de estruturas político-econômicas e de poder. Desta forma, sua investigação é essencial para compreender as dinâmicas sócio-culturais do mundo real. A partir da análise discursiva, portanto, este trabalho se propõe a estudar percepções sociais a respeito da comunidade LGBTQIA+ presentes em produtos culturais, especificamente no sitcom Modern Family (2009), utilizando o conceito de imaginários sócio-discursivos, de Patrick Charaudeau (2017). Contextualmente, o trabalho reflete sobre as dinâmicas do relacionamento entre mídia e sociedade, apresenta ponderações sobre sitcoms e, enfim, examina o objeto empírico Modern Family (2009) e sua construção. Sendo assim, partindo da categorização dos imaginários sócio-discursivos, buscou-se identificar julgamentos e noções a respeito
do grupo (comunidade LGBTQIA+) em três temporadas da série, refletindo como estes são construídos e se evoluem (ou não) ao longo do enredo. Quanto aos resultados, constatou-se que as percepções relacionadas a imaginários de “Feminilidade/Masculinidade”, “Sexualidade” e “Promiscuidade” foram construídas a partir do desenvolvimento da psique e comportamento dos personagens do seriado, enquanto as categorias “Heteronormatividade”, “Hostilidade” e “Relações Familiares” surgiram em situações enfrentadas pelos personagens, partindo da opinião de terceiros e tensões externas a eles. Além disso, descobriu-se que, sim, o discurso empreendido sobre o seriado a respeito da comunidade LGBTQIA+ evolui ao longo dos anos, tornando-se menos pejorativo e generalista.