Materialidades e actantes humanos e não humanos na apropriação tecnológica em laboratórios universitários de produção audiovisual
View/ Open
Date
2020-03-27Primeiro membro da banca
Leitão, Débora Krischke
Segundo membro da banca
Fraga, Pauline Neutzling
Metadata
Show full item recordAbstract
O número de mulheres participando de produções audiovisuais vem aumentando nas duas
últimas décadas. Ainda assim, o número é muito menor comparado a participação de homens.
A não apropriação deste espaço de produção é atravessada por inúmeros actantes.
Acompanhando as atividades de um laboratório de produção audiovisual em uma universidade,
este trabalho buscou responder como se entrelaçam as relações e experiências de diferentes
sujeitas e sujeitos no processo de produção audiovisual. O objetivo é compreender quem são os
actantes envolvidos na complexa trama que constitui as experiências vivenciadas no espaço de
produção audiovisual e como se relacionam ao processo de apropriar-se ou não das tecnologias
de produção audiovisual e desenvolver produtoras e produtores de audiovisual. Constrói-se um
percurso metodológico baseado na etnografia, referenciando Mariza Peirano (2014), Claudia
Fonseca (1999) e Urpi Uriarte (2012), e na cartografia, referenciando Nísia Martins do Rosário
(2016) e Deleuze e Guattari (1995). Bruno Latour (2012), Tim Ingold (2012, 2015) e Donna
Haraway (1995, 2009) são referências na construção de uma reflexão sobre associações
heterogêneas nos laboratórios de produção audiovisual e no processo de apropriação. A reflexão
sobre a temática gênero foi feita através de autoras como Joan Scott (1989) e Avtar Brah (2006).
Para pensar sobre como se constrói a tecnologia, recorreu-se a autoras como Judy Wajcman
(2006) e Donna Haraway (2009). A discussão sobre apropriação foi embasada a partir de
autores e autoras como Serge Proulx (2016a, 2016b) e María Isabel Neüman (2008). Por fim,
apresenta-se e discute-se seis grupos de associações heterogêneas que ajudam a compreender
os actantes envolvidos em tal processo, sob uma perspectiva reflexiva e interseccional de
gênero, raça e classe. Aborda relações como: tecnologia e a questão do espaço doméstico, a
relação entre estudantes e professoras e professores, a relação entre estágio e aprendizagem,
acesso a empregabilidade e equipamentos, afinidades entre colegas, raça e a experiência de ser
mulher, e a multiplicidade de associações entre pessoas e os equipamentos dos laboratórios.
Collections
The following license files are associated with this item: