Os movimentos da professoralidade e as implicações das políticas municipais de formação continuada
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Date
2023-12-15Primeiro membro da banca
Tassoni, Elvira Cristina Martins
Segundo membro da banca
Bolzan, Doris Pires Vargas
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Essa pesquisa vincula-se ao curso de Mestrado em Educação da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como objetivo compreender as implicações
do Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA), na tessitura da
professoralidade dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS. Como objetivos
específicos delimitou-se reconhecer os desdobramentos do PROMLA; identificar o
perfil profissional dos professores que participam do PROMLA e conhecer o modo
como os professores elaboram e configuram suas atividades formativas a partir da
participação no PROMLA. O programa consiste em uma proposta de formação
continuada dos professores dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Santa
Maria/RS. O referencial teórico da investigação contempla os estudos de Bolzan
(2016), Bolzan e Powaczuk (2018, 2019), Gatti (2021), Heller (2008), Huberman
(1992), Imbernón (2011, 2012), Isaia e Bolzan (2005, 2006), Marcelo Garcia (1999),
Pineau (1988), Nóvoa (2009, 2022), Powaczuk (2008, 2012, 2021), Tardif (2002),
Vaillant e Marcelo (2012) e Vieira (2007). A abordagem metodológica é qualitativa do
tipo estudo de caso, a partir de análise documental e realização de questionário e
entrevistas narrativas, com professores coordenadores participantes do PROMLA e
com as professoras coordenadoras dos Anos Iniciais da SMEd. O processo de
interpretação dos achados centrou-se em uma grande categoria denominada
Tessitura da Professoralidade, a qual apresenta como dimensões categoriais: o
PROMLA, o Perfil profissional dos professores participantes do PROMLA e as
experiências de formação em destaque e, por fim, as Elaborações e construções
docentes acerca das atividades de formação a partir da participação no PROMLA.
Desse modo, identificamos que o PROMLA enfoca a alfabetização na perspectiva do
letramento e em espaços de formação continuada, o qual vem se reorganizando
desde 2019, em virtude das demandas e os desafios que emergem no contexto
escolar. Essas dinâmicas colocaram em movimento os processos de
descentralização das formações em andamento na rede, as quais têm na Formação
em Contexto e a participação dos coordenadores pedagógicos e professores, em
sua concretização. Reconhecemos como elementos transversais à tessitura da
professoralidade os processos de auto, hetero, inter e a ecoformação, bem como as
condições de tempo e de espaço para possibilitar o desenvolvimento profissional
dos docentes e desencadear movimentos de individuação, a partir dos saltos da
cotidianidade impulsionados pelas redes colaborativas instauradas. Assim,
destacamos que as vivências formativas influenciam na construção e reconstrução
dos significados e sentidos produzidos na tessitura da professoralidade.
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