Construção da imagem de Suzane Von Richthofen a partir dos portais de notícias G1 e Folha de São Paulo no processo de sua saída da prisão
Abstract
Para a construção da opinião pública, a mídia de massa sempre foi determinante, já que atinge grande parcela da população com a propagação de informações, de modo que não faltam estudos sobre os fenômenos midiáticos e o impacto que causam na sociedade. Assim, é mister que a imprensa propicia dados que ajudam a sociedade a tomar decisões e a formar opiniões sobre os atores sociais. Nesse contexto, esse estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo geral identificar a construção da imagem de Suzane Von Richthofen durante sua saída da prisão, pelos portais G1 e Folha de São Paulo através da análise de onze matérias veiculadas na Folha de São Paulo e no G1. O referencial teórico abordando conceitos como: sensacionalismo, fait divers, sedução por assassinatos, celebridades criminosas, opinião pública, imagem pública e Relações Públicas, foram construídos a fim de compreender quais foram as intenções dos portais de notícia ao tratar sobre a criminosa. Como foi tratada a imagem de Suzane e como a mídia pode ter influenciado a opinião pública acerca da assassina. Por fim, essa pesquisa revelou que é usado com frequência o fato de Suzane ter sido acusada por matar os pais como forma de deslegitimação de suas saídas temporárias, da fala de terceiros para que possa ser criada uma espécie de diagnóstico psicológico, de que o nome de Suzane é muito usado para dar visibilidade a matéria e que seu nome possui um alto valor-notícia, as matérias e os veículos possuem veracidade em seus fatos, os veículos, por mais que tenham que seguir seus princípios editoriais, induzem o leitor a acreditar ou associar determinadas situações a partir do que é falado e do como e, por fim, como textos mais claros sobre como se deu a morte das vítimas não são usados com tanta frequência.
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