A gestão educacional diante dos desafios da inclusão escolar
Abstract
Este trabalho investiga questões que demonstram os novos e necessários rumos da nossa Educação, investigar as ações e estratégias da gestão escolar no processo de inclusão e utilizou-se de documentos e leis no que se refere a gestão escolar e
inclusão. A inclusão dos alunos com necessidades especiais passou a ser vista como a melhor maneira de democratizar as oportunidades educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória realizada através de estudo de campo, pesquisa
documental e uso de questionário aplicado a duas gestoras de uma escola da rede municipal de Santa Maria para coletar as informações. A presente pesquisa teve como foco principal investigar como se dá a participação da gestão escolar para efetivação de uma Escola Inclusiva e utilizou-se de questionário, documentos e leis no que se refere a gestão escolar e inclusão. A aplicação do questionário possibilitou verificar a problemática da pesquisa que foi conhecer os desafios da gestão escolar na Inclusão Escolar do público da Educação Especial, contribuir com a estrutura organizacional das escolas, visando a proposta de Educação Inclusiva e conhecer como a gestão escolar pode participar das ações em prol da inclusão. Foi possível perceber a
importância do papel dos gestores diante da inclusão de alunos com necessidades escolares, pois cabe a gestão escolar garantir a acessibilidade a estes alunos assegurando aos alunos melhores condições através de uma gestão democrática.
Esta pesquisa foi de suma importância para compreender que a gestão escolar é um dos elementos determinantes para o desempenho de uma escola, atrelada a democratização e a participação que leva à consciência de cidadania como prática da
transformação social, possibilitando a construção de uma escola/sociedade mais justa e democrática.