Narrativas infantis & inclusão escolar: o que dizem as crianças na interação com o outro
Abstract
Este estudo inspirou-se na experiência vivenciada, pela autora dessa pesquisa, como bolsista na prática interativa entre crianças dos anos iniciais e o público da educação especial. Neste contexto, o estudo tem como objetivo central: investigar as narrativas de colegas, de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, na interação com o outro em uma escola municipal de Santa Maria - RS. Para embasar o estudo na Revisão da Literatura fez-se referência sobre: Infância, Educação e Inclusão Escolar; abordagem sociointeracionista de Vygotsky e a definição e classificação do Transtorno Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI). A metodologia utilizada segue a abordagem qualitativa de caráter descritivo, sendo classificada com base nos procedimentos técnicos, de um Estudo de Campo. Para realizar os registros que constituíram os dados para a investigação deste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o instrumento de pesquisa utilizado foi o da Observação Direta, com o uso do
Diário de Campo e da Entrevista Semiestruturada. Fizeram parte, como sujeitos do estudo, três colegas (denominados de S1, S2 e S3), das crianças incluídas, sendo duas delas (A1 e A2), com Transtorno Espectro Autista -TEA, e uma (A3), com Deficiência Intelectual-DI. Os dados revelam que é preciso explicar que algumas crianças, como A1, A2 e A3 - que fizeram parte como objeto de estudo nesta investigação e S1, S2 e S3 que fizeram parte como sujeitos - podem ter dificuldades para interagir com as outras, mas isso não significa que elas não tenham vontade ou que não tenham capacidade, pelo contrário, precisamos estimular que essas ações aconteçam.