A BNCC e as competências do professor e da professora de Educação Física
Fecha
2024-02-20Primeiro membro da banca
Martins, Adriana Claudia
Segundo membro da banca
Baccin, Ecléa Vanessa Canei
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo tem como objetivo identificar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
a concepção de Educação Física e as competências que o professor e a professora
de Educação Física devem seguir para materialização da proposta preconizada na
BNCC em sua prática pedagógica cotidiana. Para tanto, mapeou-se a produção
científica através do estado do conhecimento que visa identificar e sistematizar o que
já foi produzido acerca da temática em um determinado tempo e espaço. Nos objetivos
específicos buscou-se identificar a concepção da BNCC e os determinantes teóricometodológicos
apresentados no documento, as competências do professor e da
professora de Educação Física na materialização da proposta do documento no
contexto da formação básica. Enquanto método de pesquisa, utilizamo-nos do
materialismo Histórico Dialético. A revisão bibliográfica com análise do documento
BNCC, e em particular, a análise das competências gerais e competências específicas
da Educação Física. Constatou-se que a concepção de Educação Física apresentada
na BNCC está pautada na adaptação dos educandos à sociedade atual, através da
aquisição de competências e habilidades que estruturam o novo pensamento
educacional dando sustentabilidade ao processo de reestruturação produtiva. A
BNCC preconiza a ação do professor e da professora de Educação Física por
competências, de forma a dialogar com as novas condições do mundo do trabalho.
Dessa forma, o documento efetiva uma ligação entre as competências a serem
desenvolvidas nos educandos ao longo da sua trajetória escolar e as competências
que o professor precisa desenvolver na atuação pedagógica cotidiana. Dentre as
competências específicas para o professor e professora de Educação Física
destacam-se planejar e empregar estratégias para resolver desafios, interpretar e
recriar valores, sentidos e significados atribuídos às diferentes práticas corporais,
valorizar o trabalho coletivo e o protagonismo no desenvolvimento, experimentação e
apreciação das diferentes práticas corporais. Outrossim, este tema de pesquisa está
relacionado com questionamentos por parte da pesquisadora derivados dos estudos
de grupo (LEEDEF) e questionamentos pessoais quanto às suas estratégias de
ensino e de colegas.
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