Comunicação Pública no contexto de parques tecnológicos em fase inicial: perspectivas e desafios no Inovatec/UFSM
Abstract
O presente estudo propõe analisar a triangulação entre comunicação pública, universidade e parques tecnológicos, caracterizando o cenário comunicativo de um parque em fase de implantação: O Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (InovaTec) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com a recente incorporação da inovação como pilar estruturante na UFSM, o InovaTec reflete os esforços crescentes da instituição para avançar e consolidar seu ecossistema de inovação, representando uma oportunidade única de estreitar laços com a sociedade e fomentar interações na quádrupla hélice (empresas, universidade,
governo e sociedade civil). A comunicação pública surge como peça-chave nesse processo, sendo essencial entender seu planejamento e efetividade durante a fase de implantação do parque. A pesquisa tem como objetivo identificar desafios nesse processo, considerando a premissa de que a comunicação atual concentra-se majoritariamente no seu próprio ecossistema, em vista a necessidade de consolidação no meio, uma vez que trata-se de um parque em estágios iniciais de desenvolvimento. A metodologia adotada para investigação abrange a pesquisa bibliográfica com a exploração das principais abordagens do conceito de Comunicação Pública (DUARTE, 2011, 2012; BRANDÃO, 2012a, 2012b; ZÉMOR, 1995) e
a descrição de ambientes de inovação (TEIXEIRA, 2018; IASP, 2023; ANPROTEC, 2002, 2007; VEDOVELLO; JUDICE; MACULAN, 2006), adotando, ainda, técnicas como pesquisa documental a partir de documentos norteadores da comunicação do Parque, condução de entrevistas semiestruturadas com gestores relacionados à esfera administrativa e comunicacional, aplicação de formulário a bolsistas e estagiários e a posterior análise do conteúdo. Como resultado, constatou-se a necessidade de um melhor entendimento acerca dos aspectos que constituem a comunicação pública e seu exercício. Observou-se, ainda, a urgência de uma maior articulação e integração da Universidade com seus ambientes de
inovação no que tange a comunicação.