A utilização de práticas de gestão de projetos nos projetos acadêmicos da universidade federal de santa maria: diagnóstico e proposição de melhorias
Resumen
Este estudo investigou a adoção de práticas de gestão de projetos em iniciativas acadêmicas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com foco em projetos de pesquisa, ensino e extensão. A pesquisa, de natureza aplicada e exploratória, utilizou abordagens qualitativas e quantitativas para analisar o uso dessas práticas pelos Coordenadores de projetos atravéns do uso de um questionário e da metodologia questerview, que permite ao entrevistador explorar mais profundamente as respostas dos participantes, fazendo perguntas adicionais ou pedindo esclarecimentos com base nas respostas dadas. Os resultados indicam que, embora a maioria dos Coordenadores conheça as práticas de gestão de projetos, apenas uma parcela minoritária as utiliza regularmente em seus projetos. Além disso, a análise dos dados destacou, também, a necessidade de implementação de processos mais estruturados e formais para melhorar o desempenho e a eficiência da gestão dos projetos acadêmicos. Como melhoria, foi proposta uma planilha modelo para auxiliar os Coordenadores na gestão de seus projetos acadêmicos. Essa ferramenta visa facilitar o planejamento, execução e controle das atividades, promovendo uma abordagem mais sistemática e eficiente na gestão dos projetos.
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