TEAjudo - plataforma online de apoio para professores com alunos autistas em sala de aula
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Data
2024-06-06Primeiro membro da banca
Herpich, Fabrício
Segundo membro da banca
Pavão, Ana Cláudia Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A produção de conhecimento fomentada dentro de um grupo de pesquisa em escolas, pode ajudar a mudar práticas pedagógicas, servindo de indicativo para o desenho de novos modelos de formação que possam ser utilizados futuramente por todos os educadores. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo desenvolver uma plataforma online com vistas a colaborar na atuação e planejamento dos professores quando ocorre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na rede regular de ensino. Esta pesquisa acontecerá em ambientes formais de ensino, portanto ela será do tipo qualitativa, pois privilegia o contexto, atendo-se ao todo, não como um recorte fragmentado, desconectado da totalidade em que se movimenta ou se constrói. Quanto aos objetivos ela terá caráter exploratório, pois procurará analisar as variáveis dentro do processo de inclusão do aluno autista, fornecendo um panorama desta realidade, com vistas a melhoria na qualidade do ensino a eles fornecido. Em termos de métodos é classificada como multimétodo. A plataforma de estudos “TEAjudo” será um elemento que poderá auxiliar a inclusão, pois dará o suporte necessário para o professor, gerando impactos benéficos a toda sociedade, pois contribuirá para a equidade educacional dos alunos, sejam eles neurotípicos ou autistas. Ao fazer uso desta plataforma o professor estará provido com estudos científicos de modo gratuito, formando-se em exercício e assim poderá trabalhar com qualidade e segurança a inclusão, garantindo a aprendizagem a todos. É importante deixar claro que conforme os resultados desta pesquisa fica comprovado que os professores não conhecem muito sobre o Transtorno do Espectro Autista e se sentem despreparados para trabalhar com a inclusão, demonstrando necessitar de ajuda para a estruturação de práticas de ensino e de adequações curriculares. A plataforma foi avaliada por meio de um estudo de caso, por 5 professores da Educação Básica da rede municipal de ensino de Quinze de Novembro/RS, os quais avaliaram a plataforma em termos de facilidade, utilidade e dificuldades encontradas. Todas foram unânimes em afirmar positividade nas três questões, gerando grande assertividade para que os educadores que possuem alunos com TEA matriculados na rede regular de ensino possam fazer uso da Plataforma TEAjudo como um aliado no planejamento de suas aulas.
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