Processos colaborativos e a reconfiguração da docência alfabetizadora a partir do laboratório de mudanças
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Date
2023-11-29Primeiro membro da banca
Scherer, Ana Paula Rigatti
Segundo membro da banca
Astudillo, Mario Reinaldo Vásquez
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Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado Acadêmico
da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa LP1 Docências, Saberes e
Desenvolvimento Profissional, a partir do Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para
Docência: educação básica e superior (GPDOC). Objetiva compreender a reconfiguração da
docência alfabetizadora a partir de processos reflexivos colaborativos, tendo como objetivos
específicos: (i) identificar os desafios e vulnerabilidades das atividades docente de
professores alfabetizadores; (ii) Reconhecer as demandas formativas que se fazem
necessárias para impulsionar as mediações pedagógicas dos professores com grupos com
os quais trabalham; (iii) compreender os processos envolvidos na reflexão colaborativa e sua
implicação na reconfiguração da docência alfabetizadora. A tessitura das discussões
contempla a situação da alfabetização na América Latina e no Brasil, suas nuances históricas
e os efeitos da pandemia do Covid-19, bem como possibilidades de enfrentamento a partir do
fortalecimento de uma cultura colaborativa favorecendo o atuar diário dos professores junto
às escolas, impactando as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas em sala de aula.
Assim, destacamos a tessitura da professoralidade alfabetizadora, enfocando a natureza
interativa do trabalho docente e seu desenvolvimento, identificando aspectos capazes de
impulsionar o protagonismo pedagógico no contexto escolar. O procedimento metodológico
da investigação foi o Laboratório de Mudança, o qual vem sendo empregado em diversas
áreas para a reconfiguração de suas atividades, mas ainda com escasso emprego no campo
da formação docente. Nesse estudo, tal metodologia foi desenvolvida com oito professores
atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de ensino fundamental do
Município de Santa Maria. O estudo em tela permitiu identificar dimensões prevalentes na
reconfiguração da docência alfabetizadora as quais são atinentes aos desafios das práticas
de alfabetização, que, ao serem analisados e problematizados coletivamente, colocam em
evidência contradições e vulnerabilidades enfrentadas pelos professores, permitindo à
identificação de células germinativas referentes ao processo de qualificação das práticas de
alfabetização em curso. Neste sentido, a força da coletividade no contexto escolar emerge
como elemento potencial para a reconfiguração docente alfabetizadora. O pensar como
escola imersa em um ambiente colaborativo tem a potência de fortalecer os vínculos entre os
professores e mitigar as vulnerabilidades docentes e estruturais, bem como diminuir o
sentimento de impotência dos professores. Para futuras pesquisas, sugere-se a continuidade
do emprego dessa metodologia, objetivando a criação de uma ambiência de formação em
contexto dentro das escolas e organizada pelos próprios professores.
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