Encruzilhadas da educação antirracista: a produção de registros pedagógicos sobre as relações étnico-raciais no município de Santa Maria, RS
Fecha
2023-12-27Primeiro membro da banca
Santos, Júlio Ricardo Quevedo dos
Segundo membro da banca
Kehler, Gabriel dos Santos
Terceiro membro da banca
Gamalho, Nola Patrícia
Quarto membro da banca
Dutra, Maria Rita Py
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou compreender
como a temática da educação para as relações étnico-raciais (erer) foi desenvolvida
nas escolas municipais de Santa Maria - RS, com suas dificuldades e subjetividades
do fazer pedagógico. Partindo do pressuposto de que a formação e o fazer pedagógico
dos docentes têm grande influência eurocêntrica, a questão que orienta o trabalho é
problematizar porque os professores têm dificuldade de desenvolver ações sobre as
relações étnico-raciais na sala de aula. Utilizando como base teórica autores das
filosofias africanas, este trabalho discorre sobre como o tema é tangenciado e muitas
vezes marginalizado no fazer pedagógico dos professores devido a um projeto
histórico de extermínio do povo negro, físico e simbólico, que se manifesta através do
racismo e da inferiorização sobre as formas de pensar, filosofar e ser do africano e do
afro-brasileiro, tendo reflexos na formação docente. Dito isso, a pesquisa está
organizada em três momentos metodológicos: 1) levantamento bibliográfico sobre
autores das filosofias africanas; 2) Com o apoio da Subdivisão de Ações de
Afirmativas Étnico-Raciais e Indígenas da CAEd-UFSM, promotora de rodas de
conversas, em 2021-2022, com estudantes, professores e egressos negros da UFSM,
os depoimentos sobre racismo institucional e estrutural relatados nas rodas de
conversa serviram como base de compreensão sobre os efeitos do racismo na vida
estudantil de sujeitos negros. 3) Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação
de Santa Maria-SMED, através do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade
Racial - COMPIR, o qual realizou um levantamento sobre as ações realizadas nas
escolas durante o ano de 2021 referentes à temática da educação para as relações
étnico-raciais, a pesquisa interpreta as iniciativas promocionais e registradas em
relatório solicitado pelo Conselho, nas escolas municipais para compreender as
dificuldades enfrentadas pelos docentes. Por fim, utilizando elementos da cultura e
cosmovisão africana, este trabalho defende que é preciso uma abordagem decolonial
de pensamento no fazer pedagógico de professores para a promoção efetiva de uma
educação para as relações étnico-raciais.
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