Sentidos sobre o trabalho pedagógico das professoras de bebês no município de Santa Maria/RS
View/ Open
Date
2024-04-26Primeiro membro da banca
Mello, Debora Teixeira de
Segundo membro da banca
Tomazzetti, Cleonice Maria
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 2: Políticas Educacionais, Práticas
Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-graduação em Educação
(PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como nos estudos
do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas
Públicas. A temática deste trabalho é a Educação Infantil e o trabalho pedagógico
com bebês, a fim de responder à seguinte problematização: tendo por referência
análise documental e entrevista com professoras de bebês, quais os sentidos do
trabalho pedagógico nas escolas públicas do município de Santa Maria/RS? O
objetivo foi analisar os sentidos do trabalho pedagógico de professoras de berçário
nas escolas públicas do município de Santa Maria no Rio Grande do Sul, com base
em entrevistas e análise documental. Para a produção e análise dos dados buscouse o aporte teórico-metodológico a Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS).
Durante a pesquisa, foram mapeados os trabalhos já produzidos com essa temática,
totalizando 7 pesquisas, entre teses e dissertações, no Catálogo de Teses e
Dissertações da Capes. Também, mapeou-se os Projetos Políticos Pedagógicos
(PPP) das instituições que participaram da pesquisa, documento orientador do
trabalho pedagógico, bem como os documentos, destacando-se as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), Base Nacional Comum
Curricular (2017), Referencial Gaúcho Curricular (2018) e o Documento Orientador
Curricular do município (2019). Esse movimento de análise das políticas públicas,
dos projetos pedagógicos e dos discursos das professoras evidenciou três sentidos
sobre o trabalho pedagógico com bebês: a) prática, b) ausência e c) autonomia.
Esses sentidos constituem elementos fundamentais para compreender, no discurso
das professoras, a dinâmica e as perspectivas do trabalho pedagógico com bebês
nas escolas públicas do município de Santa Maria/RS.
Collections
The following license files are associated with this item: