Projeto de mobiliário infantil multifuncional para estimular a aprendizagem da criança na Pré-Escola
Resumen
O presente trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral
desenvolver um mobiliário multifuncional para crianças da pré-escola, adequado às
condições ergonômicas do usuário e estimulando a aprendizagem e autonomia do
mesmo. Além disso, consiste em propor uma reflexão sobre a importância do design
de mobiliário num espaço de ensino da educação infantil, analisando os mobiliários
existentes nas salas de aulas atuais e comparando-os com elementos ideais
recolhidos ao longo do estudo. Para isso, foi necessário pesquisar, analisar e compilar
referenciais teóricos, voltados a ergonomia, antropometria, mobiliário infantil,
ambientação, organização, multifuncionalidade e trazendo também estudos sobre o
Neurodesign em projetos para crianças. A metodologia utilizada foi a de Löbach
(2001), que desenvolve o processo criativo em quatro grandes etapas: Fase de
Preparação, Fase de Geração, Fase de Avaliação e Fase de Realização. O resultado
deste trabalho foi um mobiliário multifuncional, destinado às crianças da pré-escola,
de modo a estimular a criatividade, o desenvolvimento, aprendizagem, autonomia e a
sociabilidade dentro da sala de aula.